• Pedro Zaniol

San Francisco 49ers renova o contrato de Deebo Samuel

Uma das maiores novelas dessa intertemporada da NFL chegou ao fim, o wide receiver Deebo Samuel e o San Francisco 49ers chegaram a um acordo e a franquia renovou com o jogador por mais 3 temporadas, onde receberá 71.5 milhões de dólares. Garantindo assim o atleta sob contrato em San Francisco até o final da temporada de 2025.


Deebo ainda tem um ano de contrato de calouro a cumprir, mas a negociação virou novela quando o jogador pediu para o time para ser trocado no dia 20 de abril de 2022, um pouco antes do draft.



Na época, os rumores trazidos pelos repórteres que cobrem o 49ers diziam que Samuel estava infeliz com os valores oferecidos pelo time, e pela maneira que o treinador Kyle Shanaham o estava utilizando, quase como um híbrido de running back/wide receiver.


Na NFL atual, é comum utilizar wide receivers em jogadas de corridas, mas essas jogadas são usadas em situações bem específicas, o nome dessa jogada é o end around, quando um wide receiver, alinhado aberto no campo, começa a correr atrás da linha de scrimmage, o quarterback recebe o snap e tem a opção de dar a bola para o wide receiver correr lateralmente, ou ficar com a bola e tentar um passe. É uma tentativa de enganar a defesa, deixando-a em dúvida, e esse meio segundo de hesitação é o que os jogadores precisam para fazer uma boa jogada. Como é uma corrida lateral e com um wide receiver, normalmente mais fraco que um running back, ela é usada raramente, pois precisa de bons bloqueios, um erro pode fazer o time perder jardas.


insidethepylon.com

Só que Deebo Samuel não é só utilizado em End Arounds, ele também é utilizado como um running back mesmo, vindo do backfield e correndo com a bola. Suas 59 corridas em 2021 são disparadas a maior marca de um jogador da posição, o segundo wide receiver que mais correu foi Rondale Moore do Arizona Cardinals, com 18 corridas.


Essa mudança na utilização do jogador começou na semana 9, San Francisco estava mal, com um recorde de 3 vitórias e 5 derrotas, ia enfrentar o Los Angeles Rams e Kyle Shanahan tinha uma grande dor de cabeça no jogo corrido, Raheem Mostert, quem deveria ser o titular do time se machucou na primeira semana, Elijah Mitchell era o melhor corredor do time, mas quando ele estava fora, Jeff Wilson e Trey Sermon não estavam dando conta do recado.


Sem um jogo corrido forte, o restante do ataque de Shanahan não deslanchava, e Jimmy Garoppolo precisava fazer mais do que ele estava preparado para fazer, forçando passes e cometendo erros.


Nas 8 primeiras semanas, Deebo Samuel tinha 49 recepções e apenas 6 tentativas de corrida, na vitória contra o Rams em San Francisco por 31-10, o jogo corrido funcionou melhor quando Shanahan usou Deebo correndo com a bola, foram 5 tentativas para 36 jardas e 1 touchdown, somado a suas 5 recepções para 97 jardas e 1 touchdown e ele foi o grande destaque da vitória.


A partir daí, Samuel virou o canivete suíço de Shanahan, nos próximos 10 jogos do 49ers em que ele participou (7 na temporada regular e 3 nos playoffs), Deebo correu 75 vezes, uma média de 7,5 tentativas por jogo e fez 33 recepções, média de 3,3 por jogo. Sua média de recepções caiu de 6 por jogo nos primeiros 9 jogos, para 3,3.


Fica bem claro que a utilização do jogador mudou completamente dos primeiros 8 jogos para seus 10 últimos. E foi isso que o fez ir para a Seleção da Temporada em 2021, foi isso que o fez quebrar o recorde da NFL de mais touchdowns corridos por um wide receiver com 8 e foi isso que o fez virar uma das maiores armas ofensivas que um time da NFL pode ter, foi o que garantiu a sua renovação.


sportingnews.com

E é aqui que entra o problema. É inegável que o Deebo Samuel do final da temporada 2021 vale 23.85 milhões por temporada, ele melhora demais o ataque do San Francisco 49ers, tanto no jogo corrido como no jogo aéreo, foi graças a essa mudança que o time conseguiu um recorde de 7 vitórias e 1 derrota nos 8 últimos jogos que ele jogou, conseguiu uma vaga para os playoffs e chegou na final de conferência.


Só que um dos motivos reportados para Deebo pedir uma troca foi que ele não queria mais correr tanto com a bola, pois isso causa muitas lesões e pode afetar o seu futuro na liga, se a renovação aconteceu, é porque o jogador e a franquia chegaram a um meio termo, Deebo acabou ganhando mais dinheiro do que o 49ers ofereceu em um primeiro momento, mas Shanahan deve ter se comprometido a usar menos o jogador correndo com a bola na temporada que vem.


É por isso que, na minha opinião, o San Francisco 49ers fez a coisa certa em renovar o contrato com o jogador, pois ele tem um talento muito único e especial, mas se ele só for utilizado como um recebedor, esse contrato não vai ter o mesmo valor que o de Terry McLaurin, D. K. Metcalf e A. J. Brown, todos da mesma classe de draft de Samuel que também assinaram suas renovações por valores parecidos (Terry 71.5 milhões por 3 anos, DK 72 milhões por 3 anos e Brown 100 milhões por 4 anos).


nbcsports.com

Se compararmos os números apenas recebendo passes nos seus 3 primeiros anos na liga, Deebo fica em um patamar abaixo desses 3 jogadores, ele fica em 4º em recepções, jardas e touchdowns recebidos. Além disso, ele foi o que mais perdeu jogos por lesão, com 11. Como ele teve menos jogos, peguei os números por jogo também, e mesmo assim Deebo não é um dos melhores da classe, ele fica em 3º em recepções por jogo, o 2º em jardas e o 4º em touchdowns por jogo.


Isso demonstra que o grande diferencial de Deebo Samuel como jogador de futebol americano, é o que ele consegue fazer com a bola em suas mãos, sua habilidade de unir a velocidade e agilidade para driblar os marcadores junto com a força e potência para quebrar tackles. Como um recebedor puro, correndo rotas, recebendo a bola e fazendo recepções contestadas, ele não está entre os melhores da liga, mas se Kyle Shanahan souber o momento certo de utilizá-lo como corredor, ele se torna um dos jogadores mais valiosos da posição.


Torcedor do Niners, na sua opinião, a franquia fez certo em renovar com Deebo Samuel? Ou você gostaria que o time o trocasse? Achou que o valor valeu a pena? Conte para a gente o que você pensa na seção de comentários.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png