• Pedro Zaniol

Conheça Matt Araiza, o Punter draftado pelo Bills que pode ser a nova estrela da NFL

Punt God (Deus do Punt), esse é o apelido do mais novo Punter do Buffalo Bills, Matt Araiza. O jogador brilhou na Universidade de San Diego State e venceu o prêmio Ray Guy, dado para o melhor punter do College Football. Apesar de tudo isso, Araiza foi apenas o 3º de 4 punters selecionado no Draft, quando o Buffalo Bills o escolheu com a primeira escolha da 6ª rodada (180 geral), isso só aconteceu pois o atleta teve uma trajetória um pouco diferente dos outros punters e kickers da NFL.



Quando foi para o High School, Araiza nunca tinha jogado futebol americano, ele jogava futebol (ou soccer) e corria prova de barreiras no atletismo. Após passar o ano de calouro fazendo esses dois esportes, ele resolveu fazer um teste para entrar no time de futebol americano da escola, para virar um atleta ainda mais completo, a posição que ele queria jogar: Cornerback.


Como ele não tinha certeza se seria escolhido para o time na posição, ele também fez o teste para ser o kicker do time, pois como jogava futebol, teria mais chance. E uma vez dentro do time, teria mais oportunidades para jogar aonde queria, como cornerback. O plano deu certo, e ele foi para o time nas duas posições.


Em seu segundo ano de high school, Matt jogava futebol, futebol americano e fazia atletismo. A sua carreira de cornerback durou pouco tempo, no seu primeiro ano no time ele já focou depois de alguns jogos em ser o kicker do time, chutando os kickoffs e field goals.


AP Photo/Marco Garcia

De cara ele brilhou na posição, sua escola venceu o título estadual, e ele foi para a seleção do site MaxPreps dos melhores segundanistas de toda a nação na posição de kicker, bateu o recorde de mais field goals feitos e foi eleito o melhor kicker da região nos 3 anos em que jogou no high school.


Mesmo indo tão bem assim, Araiza só teve 2 Universidades que o ofereceram uma bolsa para jogar lá, UMass e San Diego State, para onde ele acabou indo. Isso aconteceu pois kickers, punters e long snappers jogam quase um esporte a parte do futebol americano, é um mercado completamente diferente, é por isso que eles estão no time de especialistas.


As high schools, por terem menos dinheiro, normalmente tem o head coach, coordenadores de ataque e defesa, alguns assistentes para ajudar em posições específicas, e um treinador de times de especialistas. Esse treinador está lá para ensinar os jogadores de linha a bloquear para um field goal e um punt, ensinar como retornar à bola e como defender e tacklear em retornos, nenhum deles é especializado em mecânicas de chutes. Como essa é a comissão técnica padrão, no college e na NFL as posições são praticamente as mesmas.


A arte de chutar no futebol americano virou um mercado terceirizado, diversos treinadores espalhados por todo o Estados Unidos se especializaram nas mecânicas, e dão clinicas e treinos para garotos que querem chegar na NFL. Essas crianças, que praticam por muitos anos até ficarem quase perfeitas chutando uma bola, são quem os times da NFL e os melhores Colleges estão atrás. Como os times da NFL e as Universidades não tem treinadores nem olheiros especializados em times especialistas, eles conversam com os profissionais que dão essas clínicas, e eles mandam listas com os melhores nomes, para que as grandes Universidades os recrutem. É extremamente difícil chegar na NFL vindo de fora dessas clínicas, é exatamente isso que Araiza está fazendo.


Darren Yamashita-USA TODAY Sports

A história de Matt Araiza continua muito diferente dos demais kickers e punters no college, em seu primeiro ano, foi reserva e não jogou, no segundo ano, virou o kicker titular do time e foi muito bem, acertou 22 de 26 field goals tentados e bateu o recorda da Universidade. Em 2020, numa temporada mais curta por conta da pandemia, logo no primeiro jogo ele teve uma surpresa, o Punter do time não iria jogar, e Araiza ia ter que além de chutar os kickoffs e field goals, também os punts. Ele fez 5 punts para 249 jardas.


Esse jogo impressionou seus treinadores, que já sabiam que o kicker tinha uma canhota potente (sim, Araiza é canhoto) por conta dos field goals, mas nos punts era algo ainda mais impressionante. Em 2021, os técnicos de San Diego State resolveram usar toda essa potência da maneira mais ampla possível, e Araiza virou o responsável por puntear, chutar os field goals e os kickoffs do time, algo bem incomum na NCAA (apenas outros 3 jogadores fizeram isso também).


Ele mais que deu conta da missão, bateu o recorde de mais jardas por punt da NCAA, com 51.19 jardas. Teve 18 punts de mais de 60 jardas e 2 punts de mais de 80 jardas, ambos recordes da NCAA, foi escolhido de maneira unânime para a seleção All-America na posição de Punter e venceu o prêmio Ray Guy.





A sua trajetória diferente, de um forasteiro no mundo dos punters, fez com que Araiza não fosse visto com bons olhos pela NFL, suas estatísticas e currículo eram mais do que suficientes para que ele tivesse sido o primeiro punter selecionado, até um dos punters a ser selecionado mais alto na história do draft, o que não chegou nem perto de ser o caso.


Os especialistas em draft disseram que o fato dele só ter um ano como punter, fez com que as suas mecânicas e a precisão em seus punts não seja das melhores, o que é muito importante para os times da NFL, esse foi o principal motivo dele ter caído no draft.


Um atleta cru, que precisa trabalhar as mecânicas e a precisão, de uma Universidade menor, jogando em uma conferência de fora das 5 melhores (Conferência Mountain West), mas que tem um potencial enorme, por ter uma força muito superior à de seus concorrentes. Parece que eu já vi essa história em algum lugar...


E não é só impressão, a 4 anos, um quarterback chegava na NFL com uma história muito parecida com a de Araiza, braço extremamente forte, mas que pecava na precisão e não tinha as mecânicas mais refinadas, tinha jogado na mesma conferência Mountain West, mas em outra equipe, Wyomimg. Seu nome, Josh Allen, e quem decidiu apostar nesse garoto, o mesmo Buffalo Bills.


twitter.com/rayguyaward

4 anos depois, a mesma franquia quer fazer a mesma coisa que fez com Josh Allen, com seu Punter. Se o Bills conseguir refinar a mecânica de Araiza, pode ter ganho na loteria, um jogador com a força de Araiza, mas que consiga controla-la em situações de punts mais curtos, pode garantir ao ataque adversário um início sempre dentro das 20 jardas, ele se tornaria um dos jogadores mais valiosos de toda a NFL. O caminho até lá é árduo e de muito trabalho. Buffalo já acertou em cheio com Allen, se acertar de novo com Matt Araiza, é bom o resto da NFL ficar de olho.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png