• Pedro Zaniol

Conheça os 6 melhores wide receivers do draft de 2022

O futebol americano mudou muito nos últimos 15 anos, cada vez mais os times, em todos os níveis, high school, college e NFL, estão focando os seus ataques no jogo aéreo, e não terrestre. Essa mudança resultou na valorização de algumas posições, e desvalorizações de outras, enquanto os quarterbacks, wide receivers e tight ends ficaram mais valiosos, os running backs estão subvalorizados. Tudo isso acaba refletindo no draft da NFL, cada vez mais recebedores saem na 1ª rodada, enquanto um running back ser escolhido na mesma rodada virou raridade.



Com a valorização do jogo aéreo, cada vez mais crianças que estão começando a jogar futebol americano escolhem a posição de wide receiver, e quando mais crianças, mais disputado fica para que elas cheguem na NFL, aumentando o nível de qualidade da posição.


A sensação que fica é que não existem mais classes ruins de wide receivers. São tantos bons nomes vindo do college, que a posição está cada vez mais bem servida na liga. É cada vez mais comum vermos jogadores de fora da 1ª rodada virando estrelas na NFL, exemplos recentes são: Deebo Samuel, A. J. Brown, DK Metcalf, Cooper Kupp, Chris Godwin, Michael Thomas, Tyreek Hill e Stefon Diggs.


2022 não foge disso, uma classe bem profunda, com diversos bons prospectos, uma coisa bem legal da classe de 2022 é a quantidade de estilos e biotipos diferentes na posição, tem jogadores rápidos, jogadores fortes, altos, que correm boas rotas, jogadores ágeis e jogadores que podem ganhar jardas depois da recepção, tem de tudo!


A maioria dos mock drafts dos especialistas preveem entre 5 ou 6 recebedores saindo na 1ª rodada, por isso, vou apresentar os 6 principais jogadores, considerados os melhores prospectos pela maioria dos especialistas. Ah, importante dizer, eles NÃO estão em ordem de qualidade, estão em ordem alfabética! (levando em conta o sobrenome)


1. Treylon Burks, WR, Arkansas


insidethestar.com

Fisicamente, um dos melhores prospectos desse draft, tem 1,88m de altura e 102kg. Tem velocidade para ganhar em rotas profundas e agilidade e força para correr rotas mais curtas e ganhar jardas depois da recepção. Sua última temporada em Arkansas foi muito boa, 66 recepções para 1.104 jardas e 11 touchdowns em 12 jogos. Um ponto que preocupa é que, por ser muito afortunado fisicamente, não desenvolveu suas rotas muito bem.


2. Jahan Dotson, WR, Penn State


arrowheadaddict.com

Dotson corre rotas muito bem, é muito ágil e pode ser alinhado em qualquer lugar do campo. Tem experiência no college, jogou 4 anos em Penn State e em 2021 teve 91 recepções para 1.182 jardas e 12 touchdowns em 12 jogos. Apesar de não ser um jogador alto, consegue fazer recepções contestadas. É exatamente seu tamanho que preocupa, tem 1,79m de altura e 81kg, por conta disso, sofre um pouco contra cornerbacks mais físicos e não consegue quebrar muitos tackles depois que recebe a bola.


3. Drake London, WR, USC


fumblenanet.com.br

Um dos prospectos com história mais curiosa do draft, é um jogador muito alto, tem 1,93m de altura, no high school além de futebol americano também jogou basquete, chegou até a participar por pouco tempo do time de basquete de USC. Sua experiência como jogador de basquete o ajudou muito no futebol americano, é bem ágil para o seu tamanho, e brilha em situações de bolas altas, as famosas recepções 50/50, corre bem suas rotas. Em USC, brilhou em 2021 com 88 recepções para 1.084 jardas e 7 touchdowns, tudo isso em 8 jogos. As dúvidas dos times sobre London são referentes ao seu físico, o jogador é magro para a sua altura (99kg) e teve sua temporada abreviada em USC por uma fratura no tornozelo em outubro de 2021.


4. Chris Olave, WR, Ohio State


scarletandgame.com

Excelente correndo suas rotas, extremamente veloz e ágil, tem uma técnica muito refinada e bastante experiência, jogou 4 anos em Ohio State e em 3 deles foi titular e produziu muito bem, ajudou o time a ser vice-campeão em 2020 e em 2021 recebeu 65 passes para 936 jardas e 13 touchdowns em 11 jogos. Por unir velocidade, agilidade e belas rotas desde a linha de scrimmage, consegue se desvencilhar dos marcadores com facilidade. Também pode se alinhar em vários lugares do campo. A dúvida que fica para os times é sua falta de fisicalidade, teve poucas recepções contestadas na carreira (por seus méritos), mas na NFL, com os melhores cornerbacks do mundo, isso será necessário, tem 1,84m de altura, 85kg e em jogadas de corrida não é um grande bloqueador.


5. Jameson Williams, WR, Alabama


buffalowdown.com

Um dos prospectos mais difíceis de avaliar, se pegarmos 2021 sozinho, ele aparenta ser o melhor jogador da posição, tem boa altura (1,87m), bom peso (86kg), é o jogador mais veloz, corre boas rotas, ganha muitas jardas depois das recepções e teve recepções contestadas, além disso tudo ainda retornava kickoffs para Alabama. Suas estatísticas saltam os olhos, 79 recepções para 1.572 jardas e 15 touchdowns em 15 jogos. O problema é que ele tem apenas 2021 para ser avaliado, em 2019 e 2020 ele estava em Ohio State e praticamente não jogava, era reserva de outros dois wide receivers dessa classe, Olave e Wilson, para piorar a sua situação, na final do college ele rompeu o ligamento no joelho e ainda está se recuperando.


6. Garrett Wilson, WR, Ohio State


nbcsports.com

Ele não tem a técnica mais refinada, mas tem um físico invejável, muito rápido e muito ágil, tem um equilíbrio sem igual, o que o faz conseguir dar cortes e quebrar em rotas de maneira que o defensor fica comendo poeira. Comparando com seu companheiro de time, Olave, que tem um tamanho parecido, a maneira como eles se desmarcam é diferente, Olave faz isso mais tecnicamente, com bom trabalho de pernas, já Wilson faz de maneira mais física, com cortes bruscos e mudanças repentinas de velocidade. Assim como Olave, seus 1,82m de altura e 83kg não impressionam, tendo problemas contra corners mais físicos e não bloqueia muito bem, Wilson também teve alguns drops no college.


Essa foi uma breve apresentação dos principais prospectos na posição de wide receiver no draft de 2022. Você gostaria que um desses jogadores fosse para o seu time? Conte qual é o seu time e qual seria esse jogador. Gostou do texto? Gostaria de ver com outras posições? Se sim, quais? Responda tudo aqui para a gente nos comentários.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png