• Pedro Zaniol

Como Kyle Pitts será utilizado no ataque dos Falcons

O Atlanta Falcons vive um começo de nova era. Depois de 6 temporadas com Dan Quinn no comando do time, Arthur Smith chega para ser o novo Head Coach da franquia. Sai um treinador especialista em defesa, chega um especialista em ataque. Smith foi o coordenador ofensivo e play caller do ataque do Tennessee Titans nas duas últimas temporadas e sua chegada trouxe investimentos ofensivos a equipe. Com a 4ª escolha geral do draft de 2021 os Falcons selecionaram o tight end Kyle Pitts, da Universidade Florida Gators. O melhor prospecto da posição em mais de 15 anos, Pitts é um jogador extremamente versátil recebendo a bola e por isso era considerado não só o melhor jogador da posição, mas a melhor arma ofensiva em todo o draft, a frente até mesmo de ótimos wide receivers.


Mas antes de falar como o novo tight end do Falcons vai se encaixar nesse ataque, temos que falar do estilo de jogo do novo técnico do time.


atlantafalcons

Arthur Smith gosta muito de utilizar o play-action, jogada em que o QB finge que vai ser uma corrida, mas na verdade é uma jogada de passe. Nos dois anos de Smith no Titans, o time sempre esteve no top5 dos que mais utilizavam esse artifício na liga. Além disso, Smith corria muito com a bola em Tennessee, mas isso acontecia porque ele tinha Derrick Henry, em Atlanta com Mike Davis esse não deve ser o caso. Ele vem de uma linhagem e estilo de jogo parecidas com a de Kyle Shanaham, o coordenador ofensivo do time que foi para o Super Bowl em 2017. Arthur era assistente de Matt LaFleur no Titans, e o agora Head Coach do Packers que vem da árvore de treinadores do Kyle.


theplayoffs

A saída de Julio Jones também é algo importante a ser citado, um dos melhores WRs da liga e principal arma de Matt Ryan por quase uma década. Sem Julio, Pitts terá que assumir uma função ainda maior no ataque de Atlanta. Na Florida ele era utilizado em várias posições, jogando na posição de slot e como um wide receiver, com a saída de Julio e por ainda ser um jogador cru no bloqueio, Kyle deverá ver uma boa porcentagem dos seus snaps aberto como um wide receiver split end. A grande maioria dos snaps vai ser na posição de tight end, alinhado do lado dos tackles, mas por ser um jogador extremamente versátil, o novo treinador vai usar e muito formações com 2 tight ends, com Pitts e Hayden Hurst, movimentando mais o novato para explorar mismatchs.


Kyle Pitts tem tudo para fazer uma grande temporada logo de cara na NFL, principalmente se evoluir no bloqueio, pois, com isso, o jogo corrido do Falcons vai melhorar, e os times vão comprar mais a corrida em um play-action, abrindo assim muito espaço para o jogador.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png