• Pedro Zaniol

Como Kwity Paye será utilizado na defesa dos Colts

O Indianapolis Colts teve uma bela defesa na temporada de 2020. Se em 2019 o time acabou na metade pra baixo das defesas na NFL, em 2020 o time ficou perto do top 10 das melhores unidades da liga. A mudança se deu pela melhora da defesa contra o jogo corrido, que foi a segunda que menos cedeu jardas, muito pela chegada do defensive tackle DeForest Buckner. O jogador teve uma temporada brilhante, sendo escolhido para a seleção All-Pro da temporada e conseguindo 9,5 sacks, um número que para um jogador de meio de linha defensiva é espetacular.


coltswire

Vendo todo o estrago que um jogador como Buckner pode fazer destruindo o pocket adversário vindo pelo meio. O general manager Chris Ballard e o head coach Frank Reich perceberam que precisavam melhorar a sua linha defensiva, para tirar proveito da sua nova estrela, então eles decidiram fazer isso pelo draft, utilizando suas duas primeiras escolhas para selecionar dois defensive ends. Com a 21ª escolha Kwity Paye, de Michigan, e com a 54ª Dayo Odeyingbo, de Vanderbilt. Os dois vem para substituir os veteranos Justin Houston e Denico Autry, que saíram do time na free agency.


Tanto Paye como Odeyingbo vieram para ser os ends titulares. O novato de Michigan será o principal pass rusher do time. O outro novato nesse começo deve revezar a posição com veteranos que já estavam no elenco como Al-Quadin Muhammad, Ben Banogu e Kemoko Turay, além de Isaac Rochell, contratado na free agency.


Esse revezamento vai acontecer no lado direito da defesa, com Paye jogando prioritariamente na esquerda, podendo ir algumas vezes para a outra extremidade da linha.


Kwity vai jogar mais na esquerda, pois é onde os melhores pass rushers jogam hoje em dia. Se antigamente os melhores jogadores apressando o quarterback jogavam sempre no lado direito da defesa, para atacar o lado cego dos destros, hoje eles inverteram de lado por dois motivos.


stampedeblue

O principal deles é a mobilidade dos novos quarterbacks. Jogadores vindo do college tem muita facilidade para sair do pocket e lançar bolas em movimento ou ganhar jardas correndo. E os destros têm mais facilidade saindo para a sua direita, à esquerda da defesa. Assim você deixa o seu melhor jogador lá para prevenir que ele saia do pocket.


O outro motivo é que os quarterbacks têm lançado a bola cada vez mais rápido, dando menos de 3 segundos para o defensor chegar nele antes dele lançar o passe. Como os bloqueadores do lado esquerdo do ataque são melhores que os do lado direito, mesmo um grande jogador sofre para passar por ele em menos de 3 segundos, jogando contra o bloqueador da direita essa chance aumenta.


Mesmo em sua primeira temporada, Paye tem tudo para ter um grande ano, jogando ao lado de um grande atleta como Buckner, ele terá diversas oportunidades para chegar no quarterback adversário. Se isso acontecer, pode ser o que o Colts precisava para pular de uma defesa top 10 para uma das melhores da liga.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png