• Pedro Zaniol

Como Jeremiah Owusu-Koramoah será utilizado na defesa dos Browns

Jeremiah Owusu-Koramoah foi draftado pelo Cleveland Browns apenas com a 52ª escolha do draft, e essa queda do jogador acabou gerando muitas perguntas pois antes do recrutamento ele era considerado um talento de 1ª rodada e acabou despencando até a metade final da 2ª.


Essa queda aconteceu por dois motivos, o primeiro deles foi médico, pois um pouco antes do Draft os times ficaram sabendo que o jogador tem problemas cardíacos em sua ficha, mas apesar disso, um médico já o tinha examinado e liberado para praticar exercícios sem nenhuma preocupação. O outro motivo que o fez cair é a razão desse texto. JOK é tão versátil que os times tem dúvidas sobre qual a melhor maneira de usá-lo na defesa. Rotulado como um Linebacker, o que faz sentido porque ele venceu o Butkus Award em 2020, prêmio dado para o melhor LB do college e foi draftado como um jogador desta posição pelos Browns.



und

O problema que temos aqui é que JOK não era utilizado em Notre Dame da mesma forma que um Linebacker é utilizado na NFL. A situação dele é parecida com a de Isaiah Simmons, do Arizona Cardinals, que não viu muito o campo em sua primeira temporada pois o coordenador defensivo Vance Joseph não sabia onde melhor utilizá-lo, e o jogador não tinha bagagem o suficiente para jogar em múltiplas posições nos profissionais.


A maioria dos snaps de Jeremiah era na posição de slot, depois disso vinham snaps como linebacker e até snaps na linha defensiva. Como jogava muitas vezes no slot, Koramoah passou a maior parte do tempo no college marcando wide receivers, e foi extremamente bem nisso. A grande maioria de seus sacks e tackles para perda de jardas veio de blitz como o elemento surpresa, saindo da posição de linebacker e do slot. Um verdadeiro coringa.


JOK é mais um defensive back do que um linebacker. Com o foco no jogo aéreo, a defesa base dos times, tanto no college como na NFL é o pacote com 5 defensive backs, conhecido como Nickel. Quando o time tinha apenas 4 defensive backs, ele normalmente era alinhado como o Will Linebacker, que é o linebacker que fica mais encarregado na proteção do passe, e não infiltra na linha para tentar tackles para perda de jardas, é o jogador que cuida das corridas por fora da linha ofensiva. Quando jogavam com 5 defensive backs, ele fazia a função do slot.




Fisicamente também ele está mais próximo de safeties do que de Linebackers, mesmo comparando com os Wills, que são mais leves e rápidos. JOK é menor e tem menos força. No college, que o nível físico é menor, ele não sofreu muito para tacklear os RBs adversários, porém na NFL, sua técnica de tackle, que não é sua melhor virtude pode comprometer o seu jogo.


Nos profissionais os jogadores de linha ofensiva estão em outro patamar, muito mais rápidos e fortes que os do college e mesmo jogando como Will, ele terá que enfrentar esses brutamontes, o que com seu tamanho atual seria um baita mismatch.


Nesse começo de training camp, Jeremiah está treinando para ser o Will Linebacker do Cleveland Browns, mas na minha opinião, não será dessa forma que eles vão utilizá-lo nesse primeiro ano e isso é um plano a longo prazo. A ideia dos Browns é colocar ele naquela posição, mas para isso ele precisa ganhar muita massa e aprender as nuances da função, pois no college as execuções eram um pouco diferentes. Como as suas maiores qualidades são as de um linebacker que defende o passe. Faz sentido colocar ele para treinar como um linebacker para aprimorar as suas fraquezas, e torná-lo um jogador ainda mais completo, e não colocar ele para treinar com os defensive backs, que melhorariam suas qualidades, mas em compensação deixariam suas fraquezas ainda mais em evidência.


yahoo

Na minha opinião Owusu-Koramoah será utilizado como uma espécie de coringa na defesa dos Browns. Em situações claras de passe, em defesas no pacote Nickel ou Dime, com 5 ou 6 defensive backs, ele vai ser jogar como o segundo linebacker, já em situações claras de corrida, ele entra na posição de slot ou Strong safety, pois aí mesmo não sendo um grande jogador contra o jogo terrestre, ele iria melhor que um defensive back naquela situação. Além disso, pode também ser utilizado em pacotes de safety blitz como um safety, parecido com o que Jamal Adams faz.


No começo ele não vai jogar muitos snaps e provavelmente vai sair do banco, mas com o tempo, ganhando massa muscular e aprendendo a posição, cada vez mais ele vai assumir a posição de Will Linebacker, que é onde os Browns imaginam ser a posição ideal dele.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png