• Rodrigo Pereira

Com jogo terrestre avassalador, 49ers vencem Raiders por 34 a 10

No último domingo (29/08), o Las Vegas Raiders visitou o San Francisco 49ers no Levi’s Stadium e saiu derrotado por 34 a 10. Os Raiders somam seu primeiro revés após terem saído vitoriosos de seus dois primeiros jogos nesta preseason, enquanto os Niners ganham mais confiança antes do pontapé inicial da temporada regular.



A chave da vitória de San Francisco esteve na incrível performance de seu jogo corrido, uma característica marcante do ataque comandado pelo head coach Kyle Shanahan. Como comparação, os 49ers conquistaram 242 jardas terrestres ao longo do confronto, ao passo que somente 133 jardas foram obtidas por meio do jogo aéreo. O RB Wayne Gallman foi quem teve mais snaps, mas JaMycal Hasty demonstrou maior produtividade com 55 jardas em 6 carregadas e 2 touchdowns. O titular da posição, Raheem Mostert, também se mostrou explosivo e, assim como os running backs calouros Trey Sermon e Elijah Mitchell, foi bastante acionado e contribuiu para a vitória.


Liderado por JaMycal Hasty, o corpo de running backs dos 49ers foi excepcional contra os Raiders. Créditos: Stan Szeto/USA TODAY Sports

Além de Mostert, outros jogadores renomados dos Niners fizeram sua estreia em 2021, como George Kittle, Fred Warner, Trent Williams e Alex Mack, sendo que todos devem estar aptos a entrar em campo na semana 1 da temporada regular. Apesar dos minutos reduzidos contra os Raiders, os titulares de San Francisco foram cruciais para o que talvez tenha sido a melhor exibição da equipe nesta pré-temporada, uma vez que a efetividade tanto da defesa quanto do jogo terrestre remeteu à equipe que venceu a NFC em 2019.


Os outros dois TDs dos 49ers na partida foram oriundos de corridas dos quarterbacks Trey Lance e Jimmy Garoppolo. Os dois QBs da equipe foram utilizados de uma maneira inusitada por Kyle Shanahan ao longo da partida, alternando entre si no decorrer de boa parte das campanhas, o que mostra a possibilidade de um sistema de rotação entre os dois signal-callers na temporada regular. Para a infelicidade dos torcedores de San Francisco, Lance sofreu uma lesão no dedo e ficará de fora dos treinos por pelo menos uma semana, o que acabará comprometendo o desenvolvimento da 3ª escolha do último draft.


O sistema de rotação entre Lance e Garoppolo foi uma grande novidade elaborada por Shanahan. Créditos: Kyle Terada/USA TODAY Sports

Diferentemente do que a maioria das equipes fez, os Raiders utilizaram praticamente um único quarterback durante a preseason: o veterano Nathan Peterman. Tendo ficado de fora de um único snap nesta pré-temporada, Peterman teve, no último domingo, um TD em passe para o tight end Nick Bowers e uma interceptação lançada nas mãos do safety Ha Ha Clinton-Dix, resultando num total de 4 interceptações contra somente 2 touchdowns durante a preseason. O fraco desempenho de Peterman pode o custar uma vaga no roster final de Las Vegas, visto que o HC Jon Gruden deve optar por manter dois QBs do elenco, sendo eles Derek Carr e Marcus Mariota.


Mesmo com a derrota para os 49ers e com o fraco desempenho de seu quarterback, pode-se afirmar que o saldo dos Raiders nesta pré-temporada como um todo foi bastante positivo. Além de ter ganhado seus dois primeiros jogos, a boa performance de muitos jogadores jovens anima a torcida de Las Vegas, em especial a do cornerback calouro Nate Hobbs. Segundo a Pro Football Focus (PFF), Hobbs teve, durante a preseason, a melhor nota entre todos os jogadores escolhidos após a primeira rodada do último draft e, por essa razão, deve assumir o posto de slot cornerback titular da equipe na semana 1 da temporada regular. Nada mal para uma escolha de 5ª rodada.


O CB Nate Hobbs foi o principal nome da defesa de Las Vegas nesta pré-temporada. Créditos: Heidi Fang/Las Vegas Review-Journal

Em seu primeiro compromisso na temporada regular, o San Francisco 49ers enfrentará o Detroit Lions no Ford Field, às 14:00h de domingo (12/09). Já o Las Vegas Raiders recebe o Baltimore Ravens no primeiro Monday Night Football do ano, com data marcada para o dia 13/09, às 21:15h pelo horário de Brasília.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png