• Rodrigo Menezes

Chiefs e Cowboys se enfrentam no duelo mais promissor da rodada

Kansas City Chiefs e Dallas Cowboys fazem nesse domingo um confronto que tem todos os elementos para ser o melhor jogo da rodada. As equipes estão entre as melhores da NFL, e não é nenhum absurdo falarmos que essa partida pode se repetir no SoFi Stadium no mês de fevereiro, valendo o Super Bowl. Se você ainda não conseguiu se empolgar para este jogo, veja mais essa informação: os dois times chegam embalados após placares elásticos na rodada anterior, quando tanto Chiefs como Cowboys marcaram mais de 40 pontos. É jogo para abrir a cerveja, pedir aquela pizza e curtir um belo espetáculo no domingo à noite.



O time da casa vem para essa partida em seu melhor momento na temporada. Após um começo muito preocupante com vários comentaristas até mesmo descartando os Chiefs do posto de candidato a representar a AFC no Super Bowl, a equipe começou a ganhar mesmo jogando mal, e na semana passada, em um importante duelo de divisão, conseguiu uma vitória maiúscula contra os Raiders. Tudo o que fez de Kansas o melhor time da conferência nos últimos anos apareceu em campo na semana passada: ataque forte, Mahomes encontrando Kelce e Hill, jogo corrido como boa opção para o time, e, principalmente, uma defesa que consiga parar o adversário em momentos importantes da partida. A maré está favorável aos Chiefs e uma vitória contra o forte Dallas Cowboys será a prova de que esse time voltou a ser um dos melhores da NFL.


Após algumas rodadas ruins, Travis Kelce voltou a ter uma boa atuação contra os Raiders no último domingo. Repetir o bom jogo nesse domingo ajudará demais Kansas a vencer. (William Purnell – Getty Images)

Para vencer, será muito importante que o trio Mahomes, Kelce e Hill funcione bem novamente. Sim, aqui não tem segredo ou grande novidade. Todos sabem que quando esses três jogadores estão bem, os Chiefs são praticamente imbatíveis. É verdade que a defesa dos Cowboys tem Trevon Diggs, um dos melhores CBs da liga, mas Hill e Mahomes já conseguiram levar a vantagem em cima de outros excelentes DBs da NFL. E isso pode ficar ainda melhor se dois coadjuvantes entrarem bem no jogo: Darrel Williams foi muito participativo no jogo anterior e pode repetir isso nessa semana, e Mecole Hardman, um WR que tem seus altos e baixos, mas já participou de jogadas e momentos decisivos para Kansas em sua carreira. Os Chiefs têm boas armas em seu ataque e totais condições de vencer essa partida graças a esses jogadores.


Tyrann Mathieu tem sido o único jogador da secundária a ter atuações boas e consistentes. Nessa partida, ele terá que liderar seus companheiros a outra boa partida para não deixar CeeDee Lamb e companhia levar vantagem. (Patrick Smith – Getty Images)

Porém, a defesa da equipe segue sendo uma preocupação. É verdade que nas últimas semanas temos vistos uma evolução dos Chiefs nesse aspecto e que na última rodada a equipe neutralizou muito bem tanto o jogo terrestre como o aéreo dos Raiders. Mas nessa partida há um elemento que não tinha no último SNF, e isso não deve ser desprezado. Las Vegas perdeu a capacidade de estender e aprofundar o campo com a dispensa de Henry Ruggs, mas Dallas tem CeeDee Lamb. O WR tem evoluído rodada após rodada e mesmo sem ter a parceria de Amari Cooper nessa partida, tem habilidade para ajudar o time nas rotas longas e testar a secundária dos Chiefs. Nós já vimos essa unidade falhar, principalmente com Daniel Sorensen, e isso não pode acontecer de forma alguma nessa partida.


No lado dos Cowboys, a equipe tem um cenário muito favorável para vencer sua divisão, já que a equipe 3,5 vitórias de vantagem sobre os Eagles, segundo colocado nesse momento. Ainda assim, a equipe busca a primeira posição geral da NFC e o direito de atuar no AT&T Stadium durante toda a pós-temporada. É verdade que recentemente a equipe teve um tropeço preocupante contra o limitado Denver Broncos, mas a atuação dos Cowboys na semana passada foi para dar uma excelente resposta a sua torcida. Foi apenas um acidente de percurso, e Dallas segue sendo um dos melhores times da conferência e um forte candidato a estar no Super Bowl 56. Vencer Kansas fora de casa será uma boa forma de provar isso.


Trevon Diggs lidera a NFL em interceptações e vem jogando com sangue nos olhos para interceptar os QBs adversários. Ele certamente vai tentar colocar Mahomes na sua lista de vítimas. (Mark J. Rebilas – USA TODAY Sports)

A esperança da equipe na vitória está colocada em Trevon Diggs. O CB é o líder de interceptações na temporada 2021, com 8 no total, e está semana após semana fazendo big plays. Sua presença em campo é uma ameaça constante ao QB adversário, e nessa rodada ele enfrenta um Mahomes que, apesar de estar em um momento de virada no ano, já lançou 10 interceptações nessa temporada. É um erro e Trevon Diggs irá acrescentar mais alguns números bons em suas estatísticas. É verdade que o CB tem cometido as suas falhas e isso tem custado um pouco caro em alguns jogos. É um preço que ele e Dallas pagam para que ele consiga ter números tão bons. Até agora tem valido a pena.


Importância de uma boa partida de CeeDee Lamb aumenta com a ausência de Amari Cooper. O camisa 88 terá mais atenção da defesa nessa rodada e precisa achar uma forma de vencer suas batalhas. (Tom Pennington – Getty Images)

Por outro lado, a preocupação desse time nessa rodada é algo que aconteceu de última hora. Com a notícia de que Amari Cooper está com Covid e, portanto, fora da partida, Dallas tem um problema para resolver em seu corpo de recebedores. Quando Cooper e Lamb estão em campo juntos, Prescott tem duas armas poderosas para qualquer tipo de rota, e isso dá ao QB um enorme leque de possibilidades. Sem Cooper, a vida da defesa fica menos complicada. É verdade que Michael Gallup está de volta de lesão, mas é difícil imaginar que ele consiga suprir de forma satisfatória a ausência do Cooper nesse momento. Prescott pode acabar sendo forçado a trabalhar mais rotas médias e curtas do que gostaria, e como vimos na semana anterior, a defesa dos Chiefs pode acabar levando a melhor. Será essencial achar alternativas para essa questão, principalmente com seus dois RBs, Zeke Elliott e Tony Pollard. Será uma partida em que os detalhes farão total a diferença, e a ausência de Cooper é algo muito grande para ser desprezada.


Palpite


É muito difícil apontar aqui um vencedor, porque as estatísticas dos Chiefs na temporada não refletem o momento da equipe. Essa partida tem grande potencial para ser um tiroteio, com uma soma de pontos altas e o jogo disputado e agradável até o final. Vou arriscar escolher Kansas como vencedor colocando o fator casa como diferencial em uma partida tão equilibrada, e com duas equipes tão fortes.


Injury Report


Chiefs: Lucas Niang (OL) segue de fora em decorrência de uma lesão na costela.


Cowboys: Amari Cooper (WR), com Covid-19, não joga. Kelvin Joseph (CB) é um dos três jogadores listado como Questionable, mas todos devem ir para a partida.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png