• Rodrigo Menezes

Chiefs e Bills reeditam a última final da AFC no SNF

Se você está pensando em não assistir o próximo Sunday Night Football, eu te respeito, mas não consigo te entender. A partida, que tem potencial de ser uma das melhores da temporada, irá colocar frente a frente dois dos favoritos a representarem a AFC no próximo Super Bowl. Com duas equipes muito fortes, Kansas City Chiefs e Buffalo Bills entram em campo sabendo que uma vitória pode abrir o caminho para ter a primeira posição geral na conferência e uma folga no Wild Card Weekend.



O time da casa chega para essa partida em uma situação pouco comum na era Patrick Mahomes. A equipe tem a pior campanha dentro da AFC Oeste, com 2-2, e em desvantagem nesse momento no confronto direto com o líder, Los Angeles Chargers. A equipe vem de uma vitória importante em cima do Philadelphia Eagles e sabe que vencer uma equipe concorrente direta pode ser uma mudança de chave e um retorno em definitivo para aquela rota de sucesso e hegemônica que a equipe vinha trilhando nas últimas temporadas. E uma derrota coloca os Chiefs em uma posição delicada na busca pela vaga nos playoffs, já que as chances da equipe folgar no Wild Card Weekend ficam remotas, mesmo estando ainda no começo da temporada. Esse jogo já tem um apelo de playoff para Kansas.



Tyreek Hill está 100% para essa partida após ter reclamado de dores no joelho na semana anterior. Ele é uma das peças essenciais dos Chiefs para vencer Buffalo. (Mark Brown – Getty Images)

Para esse jogo, o ataque dos Chiefs, um dos melhores da NFL nos últimos anos, vem com força máxima. Os únicos jogadores que reclamaram de lesões (Orlando Brown e Tyreek Hill) treinaram normalmente, indicando que estarão em campo em sua forma ideal. E todos sabemos do quanto esse ataque dos Chiefs é perigoso e mortal quando completo e jogando em 100% da sua forma física. Principalmente Tyreek Hill, terceiro melhor WR da NFL em 2021 quando falamos de jardas recebidas. Foram muitos os jogos em que a conexão de Mahomes com Kelce e principalmente Hill mudaram o panorama da partida e garantiram a vitória para Kansas, e ela será essencial para que isso aconteça novamente nessa partida. Esse trio precisará estar inspirado para que os Chiefs saiam vitoriosos.


Mas se o ataque dos Chiefs vem bem, o mesmo não pode ser dito sobre a defesa. Com um começo de temporada bem abaixo do esperado, os Chiefs hoje aparecem entre as piores defesas da liga, em especial contra o jogo terrestre dos adversários. E esse é um matchup desfavorável, já que o ataque de Buffalo é o 5º melhor da NFL nesse sentido. Para piorar, Chris Jones não treinou nem na quarta, nem na quinta, e é dúvida para essa partida. Conter o ataque dos Bills será essencial, e cada jogador deverá dar o seu máximo nessa partida para isso. Será que vão conseguir sem seu principal jogador do front seven? Veremos.



Chris Jones é dúvida para essa partida, e se ficar de fora, será um desfalque importante para uma defesa que vem tendo uma temporada bem abaixo do esperado. (Tom Pennington – Getty Images)

No lado dos Bills, o começo de temporada tem sido muito bom. Após derrota na partida de estreia contra os Steelers, algo de certo modo inesperado, o time entrou em uma rotação interessante, conquistando 3 vitórias seguidas, sendo que em duas a equipe saiu de campo sem ceder pontos aos adversários. Além disso, a equipe teve nessas 3 partidas uma média 39 pontos por jogo, mostrando que a fase atual do time é espetacular. E para ajudar, a equipe lidera com folga a divisão AFC Leste, com 3-1, enquanto os outros três rivais têm campanhas de 1-3. Apesar disso, o time não deve entrar relaxado no jogo, já que sabe a importância de a equipe vencer os Chiefs e garantir vantagem no confronto direto em caso de empate das campanhas no final da temporada.



A entrada de Zack Moss nesse ataque mudou o time, tornando-o um dos melhores ataques terrestres da NFL. (Jeffrey T. Barnes – AP Photo)

Como já falado na análise sobre a defesa de Kansas, o ataque terrestre dos Bills é a chave do sucesso para Buffalo. Com Zack Moss e Devin Singletary se revezando nas corridas e ambos conseguindo bons números, os Bills parecem finalmente ter encontrado aquela força que faltava para que seu ataque se tornasse avassalador. A equipe entrou nessa rodada como o segundo time que mais pontos fez, e enfrentando a segunda defesa que mais pontos cedeu, podemos esperar que os Bills conseguirão manter sua média elevada. Se conseguir pontuar com frequência, de preferência com touchdowns, Buffalo irá jogar toda a pressão para o lado adversário e ficará perto da vitória. Esse ataque tem o necessário para conseguir isso.



Micah Hyde já tem 2 interceptações nessa temporada, e ele deverá ser um dos responsáveis por anular ou limitar a participação de Tyreek Hill na partida. (Jeffrey T. Barnes – AP Photo)

No lado defensivo, fica somente a apreensão de enfrentar pela primeira vez na temporada um ataque de altíssimo calibre. Até o momento, os Bills jogaram contra Steelers, Dolphins, Washington e Texans, equipes que tem apresentado rendimento ofensivo bem abaixo da média. Contra os Chiefs, a defesa, que tem sido uma das melhores da liga, saberá realmente qual a sua verdadeira força. Ainda assim, comparando o que ambas as defesas têm produzido, a dos Bills parecem nesse momento melhor e podem fazer o jogo pender a favor de Buffalo mesmo jogando fora de casa. É só não menosprezar os Chiefs ou vacilar com Mahomes, Kelce e Hill. Basta manter o nível de atuação e os Bills voltam para casa vitoriosos.


Palpites


Apesar da disparidade entre as duas defesas até o momento, é difícil cravar um vencedor nessa partida. O que eu realmente espero é que seja um jogo bastante equilibrado e com os dois times ultrapassando a marca dos 30 pontos, garantindo um belo espetáculo e muita diversão para quem acompanhar o jogo. Nas casas de apostas, os Bills são considerados favoritos por 2.5 pontos, e essa também é a minha aposta: vitória de 41 a 38 para os visitantes.


Injury Report


Chiefs: Chris Jones (DT) não participou de nenhum treinamento nessa semana e está como Questionable para essa partida. Sua participação é bastante incerta. Já Charvarius Ward (CB), que também está com essa designação, deverá ir para o jogo.


Bills: Buffalo tem três dúvidas para essa partida: Taiwan Jones (RB), Matt Milano (LB) e AJ Epenesa (DE). Os dois primeiros participaram de somente um treinamento e somente próximo ao horário da partida deverão ser confirmados ou não no time. Já Epenesa participou de forma limitada de dois treinamentos e parece ter mais chances de jogar.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png