• Pedro Zaniol

Chargers está negociando a renovação de contrato de Derwin James

A intertemporada do Los Angeles Chargers tem sido muito movimentada, eles foram um dos times que mais se reforçou no mercado, trocou por Khalil Mack, contratou o cornerback J. C. Jackson, o linebacker Kyle Van Noy, o defensive tackle Sebastian Joseph-Day, o tight end Gerald Everett e mais alguns jogadores para melhorar o seu elenco.


Depois disso veio o draft, onde as principais escolhas foram o guard Zion Johnson, o safety J. T. Woods e o running back Isaiah Spiller. Feito as aquisições para o grupo de jogadores, agora a diretoria do Chargers começa a cuidar do talento que o time já tinha, e está iniciando as conversas com os jogadores em último ano de contrato, visando uma renovação.


E a principal prioridade da franquia é renovar com a sua estrela, Derwin James. James é considerado um super talento desde muito jovem, sempre brilhando nos gramados. Quando jogava no high school, na Florida, ele recebeu uma bolsa de estudos da Florida State, uma das Universidades mais fortes do Estado (e de todo o país na época), logo após o seu ano de calouro no high school. Isso é algo extremamente raro, as universidades normalmente oferecem bolsas para os jogadores destaques nos finais de seus 3º e 4º anos, quando fazem antes disso, é porque o jovem jogador é um talento muito fora da curva.


finsmobunleashed.com

Em Florida State, seguindo uma hierarquia imposta pelos treinadores, ele começou o ano de calouro como reserva, mas ele jogou tão bem, que o treinador logo o colocou como titular. No seu segundo ano, ele teve uma lesão no joelho que só o deixou jogar 2 partidas. Em seu terceiro ano, ele voltou e mais uma vez brilhou, ao final da temporada, já podendo ir para o draft, ele decidiu deixar a universidade para jogar na NFL.


Era considerado um dos melhores prospectos na posição de safety, e foi a 17ª escolha geral, o segundo da posição a ser escolhido, atrás de Minkah Fitzpatrick. Assim como fez no high school e no college, Derwin James logo de cara mostrou seu valor na NFL, fez uma temporada assombrosa como novato, foram 105 tackles, 3.5 sacks, 13 passes defendidos e 3 interceptações, foi eleito para o Pro Bowl e para a seleção da temporada (All-Pro), tudo isso como novato, um fenômeno!


Mas em seu segundo ano da liga, um problema que o fez cair no draft voltou a persegui-lo, as lesões. Dessa vez uma lesão no pé, um pouco antes da temporada começar, que precisou de cirurgia. A lesão só o deixou jogar 5 partidas, e ele não conseguiu mostrar o mesmo nível do seu primeiro ano. Na sua terceira temporada, a mesma história, mas dessa vez ainda pior, com a temporada regular batendo na porta, ele rompeu o ligamento do joelho e ficou o ano todo fora.


Isso virou um motivo de grande preocupação para o Chargers, o talento de James é indiscutível, mas ter 2 lesões sérias (mais a que ele já teve no college) em seus 3 primeiros anos de carreira poderiam atrapalhar demais os planos da franquia.


AP Photo/Marcio Jose Sanchez

Mesmo assim, confiando na recuperação do atleta, o Chargers aceitou a opção do 5º ano de contrato de James antes da temporada 2021, e esse voto de confiança se mostrou muito acertado, ele conseguiu mais uma vez ficar saudável por grande parte da temporada, fez 15 jogos, deu 118 tackles, 2 sacks, 5 passes defendidos, 2 interceptações e forçou 3 fumbles. Essas estatísticas o colocaram mais uma vez na seleção da temporada e no Pro Bowl.


Mas nem tudo foram flores em 2021, ele perdeu 2 partidas com uma lesão no músculo posterior da coxa, e no final da temporada, teve que fazer uma cirurgia em seu ombro.


É por isso que essa questão contratual é tão delicada e pode virar uma novela. No atual momento, o jornalista Jeremy Fowler, da ESPN, traz que ambos querem renovar esse contrato, o Chargers quer o jogador, e James quer continuar em Los Angeles. Mas essas lesões podem fazer a diferença nos valores serem muito grandes.


Quando joga, Derwin James é o melhor safety da NFL, ele é o jogador mais completo da posição, consegue anular um running back ou tight end no passe, e se o treinador o colocar no slot para cobrir um wide receiver, ele também consegue fazer. É um dos safeties mais físicos da NFL, voa pelo campo e consegue tacklear muito bem, e quando é requisitado para ser um elemento surpresa na pressão do quarterback, em blitz, ele faz isso de maneira muito eficiente.


Por sua qualidade demonstrada em campo, ele merece receber o maior salário de um safety na história da NFL. Posto que hoje é de seu colega de classe do draft, Minkah Fitzpatrick, que recebe 18,2 milhões de dólares por temporada por 4 anos. Derwin poderia tranquilamente receber algo em torno de 18,5 a 19 milhões por temporada.


Mas para receber esse valor, ele tem que provar para a diretoria do Chargers que ele pode ficar em campo por uma temporada completa. É por isso que eu não acredito que essa renovação seja feita ainda antes dessa temporada. James só tem 1 ano completo com o time, e 2 em que conseguiu jogar a maioria dos jogos, em 4 anos de carreira, isso é muito pouco, a diretoria do Chargers hoje ficaria relutante em dar o maior contrato da história da posição para ele.


Robert Gauthier / Los Angeles Times

Outra coisa que complica a negociação é a quantidade de dinheiro garantido no contrato, com as lesões, é difícil que um time ofereça um valor alto. Portanto, 2021 vai ser um ano chave na carreira de Derwin James, se ele conseguir se manter saudável durante todo o ano, jogando o futebol americano que ele sabe jogar, a renovação será super tranquila na intertemporada de 2023, e James será um dos jogadores mais ricos da NFL, porém, se os problemas de lesões voltarem, podemos ter o início de uma novela, com o jogador sendo colocado na franchise tag. Vou torcer muito para que ele consiga ficar saudável, porque quando um jogador do nível de Derwin joga, todo o fã da NFL sai ganhando.


E se você fosse o General Manager do Chargers, já ofereceria para Derwin James o contrato mais valioso de um safety agora? Ou esperaria essa temporada para fazer uma oferta? Na sua opinião, ele vale todo esse dinheiro? Responda para a gente o que você faria na seção de comentários.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png