• Douglas Dolijal

CBFA, ACFA e o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

Em nota oficial lançada no último dia 18 de novembro, a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) anunciou que voltará a organizar o campeonato nacional de futebol americano, assim como os campeonatos de Flag e E-Sports que levam o nome da entidade. Entretanto, ao que tudo indica a Associação do Clubes de Futebol Americano do Brasil (ACFA) continuará a realizar a BFA, liga criada e organizada pela associação. Mas afinal, o que isso realmente quer dizer? E o porquê desta posição da CBFA neste momento?



Como dito na nota oficial da CBFA, os motivos para a volta da entidade à organização do campeonato nacional se deram principalmente a divergências nas ideias a respeito da organização desse. O principal foco da entidade para a temporada de 2022 será ajudar as equipes a terem um campeonato com menos gastos, devido a toda crise financeira que afetou o mundo durante a pandemia da COVID-19. Na nota também é descrito as motivações para o desacordo entre CBFA e ACFA, e como a própria Confederação pretende lidar com os recursos financeiros vindos de patrocinadores, ingressos, confederações regionais e inscrição dos times aos campeonatos.




A ACFA por sua vez postou na conta do instagram da Liga BFA uma imagem que comprova que pretendem seguir com o campeonato Brasileiro organizado pela associação. Nenhuma nota ligada citando diretamente a CBFA foi divulgada até a publicação desta matéria, porém em uma carta do presidente da associação, datada de outubro de 2020, é citado que a entidade surgiu com o propósito de ser a pessoa jurídica responsável pela organização de tal evento, assim como tem em sua base a participação ativa dos times nas tomadas de decisões a respeito de todas as mudanças que são tomadas para a realização do campeonato.



Além de todas as discordâncias ligadas a organização do campeonato e gastos das verbas arrecadadas, outro grande impasse que tem as duas entidades é o nome da final do campeonato nacional, o Brasil Bowl, que é utilizado desde os campeonatos que eram organizados pela CBFA, mas que tem um pedido de patente vinculado a ACFA. A CBFA moveu um pedido de negação da patente do Brasil Bowl, por alegar ter sido criado pela entidade.


Ao que tudo indica teremos a partir de 2022 dois campeonatos nacionais, possivelmente com formatações diferentes. As entidades ainda não lançaram suas formatações, nem requisitos para as participações, menos ainda se serão as mesmas equipes em ambos os campeonatos, o que realmente não ficou claro se uma barrará equipe que participar de campeonatos organizados pela outra entidade. O que agora nos resta é aguardar as próximas informações, e sempre que algo novo sair, traremos a vocês aqui, em primeira mão.


Nota CBFA:

http://bit.ly/3qP1cu1


Carta ACFA:

https://www.ligabfa.com/post/acfa-atualiza%C3%A7%C3%B5es-sobre-a-associa%C3%A7%C3%A3o-de-clubes

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png