• Daniel Almeida

Bowl Games: uma das maiores tradições do College Football

Desde 1902, uma das maiores tradições do College Football gera um clima de expectativa para o final da temporada. Uma segunda oportunidade é oferecida aos que não chegaram tão longe durante o ano, em um jogo que propicia visibilidade nacional e uma chance para subir nos rankings. Nessa partida, um campeonato à parte se desenrola, e o resultado do confronto entre os dois times envolvidos é, por muitas vezes, intrigante e emocionante.


Mas o que são Bowl Games, afinal?


Para responder essa pergunta, inevitavelmente acabaremos recorrendo à história do evento. Em 1902, foi realizada uma partida comemorativa entre as universidades de Michigan e Stanford com o objetivo de promover o Tournament of Roses (Torneio das Rosas, em português), festival característico de Pasadena. A partida foi dominada pelos Wolverines, que ganharam de 49 a 0. Porém, a ideia fez sucesso e, após virar um compromisso anual em 1916, esse jogo amistoso passou a ser jogado no Rose Bowl Stadium. A arena recebeu esse nome por causa de seu formato, semelhante ao de uma tigela (bowl, em inglês), e, claro, a parte rose faz referência ao nome do festival. Assim, o confronto passou a ser chamado de Rose Bowl Game.


Outras partes dos Estados Unidos, ao verem o que estava acontecendo, também resolveram criar seus próprios Bowl Games. A partida servia como atração turística para quem visitava o local, por isso era realizada ao fim da temporada do College Football. Cidades mais quentes, no sul do país, costumavam ter ainda mais audiência, justamente por serem lugares mais convidativos para viajar. Hoje, entretanto, um Bowl pode decidir o futuro de uma equipe ou até mesmo dar uma vaga na grande decisão da NCAA, em vez de ser uma mera exibição como no passado.


Os Bowl Games, portanto, são jogos únicos de pós-temporada que contam para a classificação final nos rankings nacionais e que oferecem prestígio e atenção para jogadores e universidades querendo mostrar seu valor.


Os 6 principais Bowl Games (New Year’s Six)


1 - ROSE BOWL GAME




Ano de fundação: 1902

Maior campeão: USC Trojans (25 títulos)

Sede: Pasadena, Califórnia


O início de tudo, a inspiração inicial para todos os Bowl Games que existem hoje. O Rose Bowl foi uma invenção de extrema importância para o futebol americano como um todo, começando uma tradição em 1902 e a carregando até os dias atuais com competitividade, organização e história. Nesse minúsculo campeonato de apenas um jogo, no qual já foram decididos títulos e semifinais, alguns capítulos emocionantes se destacam, como: a vitória de USC em 1963, quase perdendo a conquista do Bowl para Wisconsin depois de basicamente assegurá-la no início do quarto período; o apertado triunfo de Ohio State por 20 a 17 contra Arizona State em 1997 com um touchdown nos últimos segundos; e, é claro, a derrota dos Trojans para Texas em 2006, quando, numa 4ª para 5 faltando segundos para o fim do jogo, Vince Young correu para um TD, ganhando o jogo para os Longhorns (41 x 38).




2 - ORANGE BOWL




Ano de fundação: 1935

Maior campeão: Oklahoma Sooners (12 títulos)

Sede: Miami Gardens, Flórida


A primeira partida desse tradicionalíssimo Bowl data de 1935, quando Bucknell ganhou de 26 a 0 contra o Miami Hurricanes. Inspirados no Tournament of Roses e seu sucesso, um grupo em Miami resolveu criar algo semelhante, o Fiesta of the American Tropics. A principal atração do evento era justamente o Orange Bowl, um jogo de College Football no ano novo. Embora o festival que deu origem ao confronto não tenha sido realizado novamente, a partida em si continuou sendo disputada. Talvez o melhor jogo desse compromisso anual seja o da temporada 1983/84. Nessa ocasião, Nebraska entrou em campo com a chance de garantir o título nacional que lhe era esperado. Do outro lado, Miami via uma pequena possibilidade de conquistar o campeonato caso ganhasse aquela partida. Com a oportunidade de empatar o placar nos últimos instantes, Nebraska precisava apenas chutar um extra point para deixar os dois times com 30 pontos. Porém, em uma decisão controversa do Head Coach dos Huskers, Tom Osborne, eles tentaram uma conversão de dois pontos que não deu certo, dando assim o título para os Hurricanes.


3 - SUGAR BOWL




Ano de fundação: 1935

Maior campeão: Alabama Crimson Tide (9 títulos)

Sede: New Orleans, Louisiana


A implementação de um Bowl em New Orleans foi posta em prática, principalmente, pelo jornalista e editor esportivo Fred Digby. Depois de vários anos persistindo em sua ideia, ele finalmente conseguiu realizar o primeiro Sugar Bowl oficial em 1935, no mesmo ano em que foi fundado o Orange Bowl. O Sugar Bowl marcou a luta contra preconceitos raciais em 1956, quando Bobby Grier, fullback de Georgia Tech, pôde jogar no evento mesmo sendo negro (o que na época irritou os racistas). Além disso, diversas outras histórias compõem a história do Bowl Game. Dan Marino foi um dos nomes que brilharam ao jogá-lo, tendo ganhado de Georgia por 24 a 20 quando ainda defendia Pittsburgh, em 1982. Em 1991, Tony Thompson e Andy Kelly viraram para Tennesse um jogo que estava 16 a 0 no primeiro tempo contra Virginia. E, em 2015, Ohio State acabou ganhando uma partida sensacional por 42 a 35.


4 - COTTON BOWL CLASSIC




Ano de fundação: 1937

Maior campeão: Texas Longhorns (11 títulos)

Sede: Arlington, Texas


Financiado pelo executivo petrolífero J. Curtis Stanford, o Cotton Bowl (cujo nome oficial é Cotton Bowl Classic) começou em 1937. Desde então, muitas histórias e confrontos emocionantes ocorreram no Bowl, que é um dos mais tradicionais de todos. Já em 1939, com apenas 2 anos de existência, St. Mary’s e Texas Tech protagonizaram uma das melhores partidas que passaram pelo Cotton Bowl. Mesmo com oito turnovers, os Red Raiders conseguiram uma virada sensacional após estarem perdendo por 20 a 0 ao fim do terceiro quarto. Em 1971, Notre Dame parou a sequência de trinta vitórias seguidas do Texas Longhorns com uma conquista por 24 a 11 no mesmo Bowl. A Fighting Irish retornaria no fim da década de 70 para sair novamente vitoriosa de um confronto apertado, ganhando de 35 a 34 contra a universidade de Houston. E, em 2015, Michigan State ganhou de Baylor por só um ponto no Cotton Bowl: 42 a 41.


5 - PEACH BOWL




Ano de fundação: 1968

Maior Campeão: LSU Tigers (6 títulos)

Sede: Atlanta, Georgia


O “Bowl dos pêssegos” teve início apenas em 1968, bem tarde comparado aos 4 citados anteriormente. Mesmo assim, sua história é longa: originalmente criado como uma fonte de verba para o Lions Club International, o Peach Bowl não teve muito sucesso nos seus primeiros anos. Assim, os direitos do evento foram cedidos à Câmara de Comércio de Atlanta. Infelizmente para o Lions Club, o Bowl só cresceu depois disso. Entre os mais icônicos confrontos disputados no Peach Bowl, estão: o Georgia e Virginia de 1988, com uma virada emocionante por parte dos Bulldogs para ganhar o jogo (35 a 33); o East Carolina contra North Carolina State, em 1992, no qual os Pirates ganharam de 37 a 34; e o fantástico Texas A&M 52 x 48 Duke em 2013, um jogo com muitos pontos e ataques dominantes, além de ser a última partida de Johnny Manziel (um dos maiores busts da história) no College.


6 - FIESTA BOWL




Ano de fundação: 1971

Maior campeão: Penn State (7 títulos)

Sede: Glendale, Arizona


Outro Bowl criado apenas recentemente, o Fiesta Bowl é o mais novo do New Year 's Six , os seis principais Bowl Games da NCAA, portanto com ele encerramos nossa lista. O objetivo inicial deste Bowl em específico era garantir que o campeão da WAC tivesse uma vaga em um jogo de pós-temporada. Embora hoje não haja mais essa regra, os jogos continuam sendo entre equipes de grande expressão. Um exemplo é o UCLA contra Miami de 1985, em uma época na qual os Hurricanes tinham um timaço, especialmente no ataque: Eddie Brown (WR) e Bernie Kosar (QB) eram as chaves de um elenco muito talentoso. Porém, essa partida acabou favorecendo os Bruins na vitória deles por 39 a 37. Outro bom jogo do Fiesta Bowl foi um entre Boise State e Oklahoma, que foi decidido a favor dos Sooners só depois de duas prorrogações! Um detalhe interessante, inclusive, é que Penn State tem sete vitórias e nenhuma derrota no evento, estando assim invicto.


OUTROS BOWL GAMES (POR ORDEM ALFABÉTICA)


  • Alamo Bowl - San Antonio, Texas - 1993

  • Arizona Bowl - Tucson, Arizona - 2015

  • Armed Forces Bowl - Fort Worth, Texas - 2003

  • Bahamas Bowl - Nassau, Bahamas - 2014

  • Birmingham Bowl - Birmingham, Alabama - 2006

  • Boca Raton Bowl - Boca Raton, Flórida - 2014

  • Camellia Bowl - Montgomery, Alabama - 2014

  • Cheez-It Bowl - Orlando, Flórida - 1990

  • Citrus Bowl - Orlando, Flórida - 1946

  • Cure Bowl - Orlando, Flórida - 2015

  • Duke’s Mayo Bowl - Charlotte, North Carolina - 2002

  • Famous Idaho Potato Bowl - Boise, Idaho - 1997

  • First Responder Bowl - Dallas, Texas - 2010

  • Frisco Bowl - Frisco, Texas - 2017

  • Gasparilla Bowl - Tampa, Flórida - 2008

  • Gator Bowl - Jacksonville, Flórida - 1945

  • Guaranteed Rate Bowl - Phoenix, Arizona - 1989

  • Hawaii Bowl - Honolulu, Hawaii - 2002

  • Holiday Bowl - San Diego, Califórnia - 1978

  • Independence Bowl - Shreveport, Louisiana - 1976

  • Las Vegas Bowl - Paradise, Nevada - 1992

  • LendingTree Bowl - Mobile, Alabama - 1999

  • Liberty Bowl - Memphis, Tennessee - 1959

  • Military Bowl - Annapolis, Maryland - 2008

  • Montgomery Bowl - Montgomery, Alabama - 2020

  • Music City Bowl - Nashville, Tennessee - 1998

  • Myrtle Beach Bowl - Conway, South Carolina - 2020

  • New Mexico Bowl - Albuquerque, New Mexico - 2006

  • New Orleans Bowl - New Orleans, Louisiana - 2001

  • Outback Bowl - Tampa, Flórida - 1986

  • Pinstripe Bowl - Bronx, Nova York - 2010

  • Quick Lane Bowl - Detroit, Michigan - 2014

  • Redbox Bowl - Santa Clara, Califórnia - 2002

  • Sun Bowl - El Paso, Texas - 1935

  • Texas Bowl - Houston, Texas - 2006


Bowl Games que estrearão em 2021 - LA Bowl e Fenway Bowl


Créditos dos logos - 1000 Logos


BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png