• Mateus Bertuol

Bobby Wagner: o último soldado da Legion of Boom

Considerada uma das melhores defesas da história, a Legion of Boom marcou a última década, e ajudou os Seahawks a conquistarem seu primeiro Super Bowl, em cima dos Broncos de Peyton Manning e companhia. A secundária, que era o ponto mais forte da defesa e trouxe esse apelido para a unidade, teve seu fim em 2018, após a saída de Earl Thomas. Curiosamente, os três principais membros da secundária (Sherman, Chancellor e Thomas) jogaram seu último jogo por Seattle contra o Arizona Cardinals.



Com o futuro de KJ Wright ainda incerto, Bobby Wagner deve ser o último remanescente da defesa que se iniciou no começo da última década, e hoje vamos ver alguns feitos do camisa 54 na sua carreira pelo Seattle Seahawks.


O Draft


Bobby Joseph Wagner atuou entre 2008 a 2011 na universidade de Utah State, mas seu melhor ano foi em 2011, onde acumulou 4 sacks e 147 tackles, sendo 11,5 para perda de jardas.


Sua produção no College chamou a atenção dos Seahawks, que já estavam com um planejamento para montar uma grande defesa, e o selecionaram na segunda rodada do Draft de 2012, um dos grandes Drafts da história da franquia. Wagner foi o sexto linebacker a ser escolhido, depois de Luke Kuechly (Panthers), Melvin Ingram (Chargers), Dont’a Hightower (Patriots), Nick Perry (Packers), Courtney Upshaw (Ravens) e Michael Kendricks (Eagles).


Desde seus primeiros anos, Wagner chamou atenção pela inteligência, potencial atlético e liderança, e em 2014 virou um dos capitães da equipe.


Steven Bisig – USA TODAY Sport

As características


Chegando na NFL, Wagner fez uma transição de OLB para MLB (LB que joga no meio do campo) e com o passar do tempo foi se destacando cada vez mais, sendo um dos melhores da posição atualmente.


Bobby é conhecido pela sua dominância no meio do campo, tanto no jogo aéreo, onde tem uma boa cobertura de passe, tanto no jogo terrestre, onde é uma “máquina de tackles”, tendo mais de 1200 tackles na carreira.


A liderança também acompanha o camisa 54 desde seus primeiros anos na liga, e junto das suas habilidades, fez com que Wagner se tornasse o principal jogador defensivo dos Seahawks, além de dividir com Russell Wilson o papel de líderes do vestiário da franquia.


Bettina Hansen/The Seattle Times

Com o passar dos anos, o linebacker foi se tornando uma das principais figuras de Seattle, dentro e fora dos gramados. No início de 2020, Wagner afirmou em entrevista a um podcast que não iria se aposentar antes que seu desejo de os Seahawks terem um uniforme todo preto com detalhes em verde fosse realizado.


As estatísticas


Quando queremos mostrar que um jogador é acima da média, falamos que “as estatísticas não mentem”, e com Wagner isso não é diferente. Além do título do Super Bowl XLVIII, o defensor detém 7 seleções para o Pro Bowl (2014 a 2020) e 6 seleções para o First Team All-Pro (2014, 16, 17, 18, 19 e 20).


Nos seus 9 anos na liga, Wagner acumula 135 jogos, com 1213 tackles, sendo 65 para perda de jardas e conseguindo mais de 100 tackles em todas as temporadas que atuou.


Quando o assunto é pressão no adversário, o linebacker possui 22,5 sacks e 75 QBHits, não são números excelentes, mas o linebacker tem uma grande explosão, e muitos dos pedidos da torcida são para que ele seja mais usado em jogadas de blitz.


Tom Pennington/Getty Images

O jogador ainda possui 10 interceptações, onde uma foi uma pick six de quase 100 jardas, 5 fumbles forçados, 4 touchdowns e 1 safety. Wagner com certeza foi um dos melhores jogadores da última década, não é à toa que está na HOF All-2010s Team, a seleção dos melhores jogadores da década passada.


Wagner é o defensor que está a mais tempo em Seattle, com isso passou por vários momentos com o time, desde o ápice da Legion of Boom, chegando a dois Super Bowls, até o pior momento da franquia, onde o time passou por uma pequena reconstrução. Não sabemos até quando Wagner vai jogar nesse nível, mas que é uma honra vermos jogadores como ele na NFL, isso é, sem dúvidas.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png