• Pedro Zaniol

Baker Mayfield se tornou Underrated

No dia 15 de março de 2022, Baker Mayfield, quarterback do Cleveland Browns entrando em seu último ano de contrato como calouro, postou uma carta de agradecimento aos torcedores da cidade de Cleveland.


A postagem de Baker, apesar de surpreendente, não veio do nada, as notícias dos principais jornalistas que cobrem a franquia já anunciavam que o Browns estava aberto a negociar o seu quarterback, e que estava em busca de um jogador no mercado para substituí-lo.


No dia 18 de março, a grande notícia, Cleveland fez uma das maiores trocas da história da NFL pelo quarterback Deshaun Watson. Na troca, o time mandou 6 escolhas de draft para o Houston Texans, 3 escolhas de primeira rodada, duas escolhas de quarta rodada e uma escolha de terceira rodada. Além disso, assinou um novo contrato com Watson, em que deu para o atleta a maior quantidade de dinheiro garantido na história da liga. Baker Mayfield não foi envolvido na negociação e manteve-se no elenco do Browns.


AP Photo/Ron Schwane

Desde então, mais de 2 meses se passaram, outras trocas de quarterbacks aconteceram, jogadores da posição foram assinados na free agency, o draft aconteceu e Baker Mayfield continua sendo jogador do Cleveland Browns, mesmo estando bem claro para todas as outras 31 franquias da NFL que o jogador está disponível, e que não seria necessário muito em troca para tirá-lo de lá.


O jornalista da ESPN, Jeremy Fowler, trouxe a seguinte informação recentemente:


“Nesse momento, depois de conversar com alguns times, eles me disseram que o Browns está disposto a pagar metade do contrato de Baker (contrato no valor de 18,8 milhões de dólares), ou algo próximo disso, o que é um progresso e mostra que o Browns está disposto a negociar. Porém, times como o Panthers e outros que estão de olho no negócio querem que Cleveland arque com uma parte ainda maior. Eles provavelmente não querem pagar Baker mais do que 5,6 milhões, eles estão fazendo isso pois sabem que tem o poder na negociação sobre o Browns, que já tem Watson e Brissett como quarterbacks.”

Após ler esse relato de Fowler, a primeira coisa que eu pensei foi: Baker Mayfield se tornou extremamente underrated (subvalorizado).


Primeiro que se pegarmos os 32 quarterbacks projetados para serem titulares em 2022, Baker é claramente melhor que alguns desses nomes, como Sam Darnold no Panthers, Drew Lock no Seahawks, Marcus Mariota no Falcons. E ainda há nomes discutíveis como Daniel Jones no Giants, Jalen Hurts no Eagles, Carson Wentz no Commanders, Tua Tagovailoa no Dolphins e Jameis Winston no Saints.


Desde 2018, ano em que chegou na liga, Baker Mayfield é 12º quarterback com mais touchdowns lançados e o 11º quarterback com mais jardas aéreas. Em touchdowns, ele fica na frente de nomes como Wentz, Derek Carr e Lamar Jackson. Em jardas, fica a frente de Josh Allen, Wentz, Ryan Tannehill e Lamar Jackson. Em ambos os casos, esses jogadores fizeram uma quantidade muito parecida de jogos. Se levarmos em conta o sucesso coletivo, a quantidade de vitórias que os quarterbacks conseguiram desde 2018, Baker fica em 12º novamente, com 30 vitórias, a frente de Derek Carr, Wentz, Matthew Stafford e Matt Ryan.


Jason Miller/Getty Images

Veja, tirando Wentz, eu não acredito que Baker Mayfield seja melhor que nenhum desses quarterbacks citados no parágrafo acima, muitos ali eu acho excelentes quarterbacks. Mas o que todos esses nomes tem em comum, é que todos eles receberam um segundo contrato de suas franquias, o que mostra que Baker produziu o suficiente para receber uma proposta de pelo menos um time na NFL.


É importante dizer aqui que eu concordo (esportivamente falando) com a decisão de Cleveland em assinar com Watson, ele é um quarterback de elite e indiscutivelmente um jogador superior a Baker Mayfield. O que eu não concordo, é com as outras franquias da NFL que não estão dispostas a fazer essa aposta no jogador.


Pelo que apresentou em seus 4 anos jogando na liga, Mayfield vale muito mais do que uma escolha de final do draft (6ª, 7ª rodada) e 9 milhões de dólares. Mariota recebe 9,375 milhões, Trubisky 7,5 milhões, reservas como Bridgewater recebe 6,5 milhões, Tyrod Taylor 5,5 milhões, Baker joga mais do que todos esses atletas.


Como as outras franquias tem todo o poder na negociação sobre o Browns, elas estão esperando ao máximo, para conseguir baixar ainda mais o valor pedido por Cleveland. O grande problema de tudo isso, é que a barganha excessiva pode ser um tiro saindo pela culatra. Ao querer economizar demais, uma franquia que precisa de um quarterback (como Falcons, Panthers e Seahawks) pode acabar sem ele, pois, uma franquia bem gerida, pode perceber que o valor de Mayfield está muito baixo, e faça uma proposta para ter um reserva de luxo em seu elenco. Se isso acontecer, tenho certeza de que esses times vão ficar arrependidos de não terem feito uma proposta mais cedo.


Você concorda que Baker Mayfield se tornou underrated? Em que time você gostaria de vê-lo jogando em 2022? Ainda acredita que ele pode dar a volta por cima em sua carreira e ser um bom quarterback na NFL? Responda tudo para a gente na seção de comentários.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png