• Pedro Zaniol

As duplas de Kickers-Punters que ficaram mais tempo jogando juntos

Duas das posições mais subestimadas do futebol americano, os Kickers e Punters tem uma vida extremamente difícil na NFL. Os Punters, coitados, são os grandes anticlímax do esporte, sempre que o Punter está em campo, isso significa que o ataque daquele time fracassou. Já os kickers, só são notados quando erram. Mas pode perguntar para qualquer torcedor que já teve um punter ou kicker ruim no seu time e você vai perceber a importância de um jogador de qualidade nessas posições.


Se ter um bom kicker e um bom punter é extremamente importante, quando uma franquia consegue ter dois bons nomes por vários anos em seus elencos, aí sim é o sonho de todo torcedor.


Uma dupla de kicker-punter que joga junto no mesmo time por mais de 5 anos é algo extremamente raro na NFL, por isso vamos relembrar 12 duplas que ficaram por mais tempo juntas na liga:


12. Pat Leahy e Chuck Ramsey – 8 temporadas


Rich Pilling/Diamond Images

O Kicker Pat Leahy é um dos maiores jogadores da história do New York Jets, é o atleta com mais jogos na história da franquia, com 250 jogos. Ele jogou 18 temporadas na equipe, de 1974 até 1991. Em 1977, o punter Chuck Ramsey chegou depois de passar alguns anos jogando em uma liga concorrente da NFL, a World Football League. Os dois ajudaram o Jets a chegar na final da AFC em 1982, 2 anos depois, em 84, Ramsey se aposentou.


11. Adam Vinatieri e Pat McAfee – 8 temporadas


Uma das duplas mais famosas de kicker e punter da história da NFL, Vinatieri é considerado por muitos o melhor kicker da história da liga, e Pat McAfee foi um grande Punter e hoje é um dos maiores comunicadores da mídia americana. A dupla poderia estar mais alta nessa lista, mas McAfee se aposentou cedo, jogando apenas 8 temporadas. Vinatieri, porém, é um fenômeno por sua longevidade. Chegou no Colts em 2006 já tendo jogado 10 temporadas pelo Patriots, onde é considerado uma lenda e foi importantíssimo nos 3 primeiros títulos de Super Bowl da franquia. Pelo Colts, ele jogou mais 14 temporadas até se aposentar em 2019.


10. Matt Bryant e Matt Bosher – 8 temporadas


bloggingdirty.com

A dupla dos Matts foi formada em 2011, quando Bryant já tinha 36 anos e Bosher chegou como calouro com 24 anos. O mais louco, é que os dois se aposentaram no mesmo ano, em 2019. Bryant, com 44 anos, se aposentou como um dos jogadores mais velhos a ter jogado na NFL, já Bosher se aposentou com 32 anos, depois de ter problemas com lesões.


9. Greg Zuerlein e Johnny Hekker – 8 temporadas


latimes.com

A dupla chegou no então Saint Louis Rams na mesma época, Zuerlein foi draftado na 6ª rodada e Hekker veio como jogador não draftado. Durante 8 anos, os dois foram um dos melhores combos de kicker e punter da NFL, com cada um deles indo para a seleção All-Pro. Foram juntos também para o Super Bowl LIII, o casamento se encerrou em 2019, quando o Los Angeles Rams não renovou o contrato de Zuerlein e ele assinou com o Dallas Cowboys.


8. Steve Christie e Chris Mohr – 9 temporadas


Em 1990, o Buffalo Bills chegou ao primeiro de seus 4 Super Bowls seguidos, o time ficou com o vice-campeonato após o seu kicker, Scott Norwood perder um field goal de 47 jardas que daria a liderança no placar com menos de 8 segundos para acabar o jogo. Norwood ainda ficou mais uma temporada em Buffalo, onde o time foi mais uma vez vice. Em 1992, Steve Christie chegou para fazer parceria com o punter Chris Mohr, que estava no Bills desde 91. Os dois jogaram juntos até 2000, por 9 temporadas, e ajudaram o Bills a chegar em mais dois Super Bowls em 1992 e 1993.


7. Jason Elam e Tom Rouen – 10 temporadas


Os dois chegaram juntos na mesma temporada, em 1993, Elam pelo draft e Rouen na free agency. Fizeram história na franquia, venceram os dois primeiros Super Bowls do Broncos em 1997 e 1998. Rouen deixou a equipe em 2002, Elam continuou no Broncos até 2007, e tem recordes que duram até hoje, ele é o líder em jogos por Denver com 236 partidas.


6. Jason Hanson e Nick Harris – 10 temporadas


Jeff Gross/Getty Images

Jason Hanson é uma das maiores lendas da NFL, é o jogador com mais partidas por uma única franquia, foram 327 partidas com a camisa do Detroit Lions, foi draftado em 1992 na 2ª rodada (bem alto para um kicker) e fez jus a escolha, jogando 21 temporadas, até se aposentar em 2012 com 42 anos. Dessas 21 temporadas, 10 foram com Harris como o punter do time, ele foi contratado em 2003, e foi cortado do time em 2012.


5. Rian Lindell e Brian Moorman – 10 temporadas


A segunda dupla do Buffalo Bills nessa lista, mas diferente da primeira, infelizmente Lindell e Moorman não tiveram muito sucesso coletivo. Apesar de serem uma das melhores duplas na década em que jogaram juntos, com Moorman indo para a seleção da década de 2000, o Buffalo Bills não foi para os playoffs em nenhum dos 10 anos em que eles jogaram pela franquia.


4. Justin Tucker e Sam Koch – 10 temporadas


AP Photo/Carolyn Kaster

A dupla mais recente dessa lista, os dois são lendas do Ravens. Koch chegou em Baltimore em 2006 e é o líder da franquia em jogos com 256. Em 2012, Tucker foi para o elenco como um jogador não draftado, impressionou nos treinos e virou o titular, desde então, ele vem fazendo história, venceu o Super Bowl como novato, é o kicker mais preciso da história da NFL e em 2021, último ano da dupla juntos, bateu o recorde de field goal mais longo ao acertar um chute de 66 jardas para vencer a partida contra o Detroit Lions. Em 2022, Koch anunciou a sua aposentadoria.


3. Jan Stenerud e Jerrel Wilson – 11 temporadas


arrowheadpride.com

A primeira dupla da era pré-Super Bowl da lista, Stenerud e Wilson chegaram quando o Kansas City Chiefs ainda jogava na AFL. Ficaram tempo suficiente para ver a criação do Super Bowl, a unificação da AFL com a NFL e foram para dois Super Bowls, o primeiro de todos em 1967, no qual o Chiefs perdeu para o Packers, e venceram juntos o Super Bowl IV. Stenerud foi o primeiro kicker puro (que só jogou essa posição) a ser induzido para o Hall da Fama.


2. Dean Biasucci e Rohn Stark – 11 temporadas


A segunda dupla do Colts na lista. E assim como na franquia de Buffalo, as duas duplas de Indianapolis tiveram carreiras bem diferentes. Se McAfee e Vinatieri foram muitas vezes para a pós-temporada, chegando até ao Super Bowl, Stark e Biasucci não tiveram o mesmo sucesso coletivo, o Colts só foi 1 vez para os playoffs nos 11 anos em que jogaram juntos.


1. Sebastian Janikowski e Shane Lechler – 13 temporadas


commons.wikimedia.org

Al Davis, dono do Oakland Raiders por muitos anos e pai do atual dono da franquia, Mark Davis, era conhecido por ser um dos poucos donos que se importava com o time de especialistas. Em 1973, ele draftou Ray Guy, o melhor punter da história da NFL e único jogador da posição no Hall da Fama, com uma escolha de primeira rodada. 27 anos depois, no draft de 2000, Davis fez uma das escolhas mais polêmicas daquele ano ao pegar o kicker Sebastian Janikowski na primeira rodada do draft, para completar, na quinta, ele selecionou o punter Shane Lechler, a decisão se mostrou muito acertada, os dois viraram lendas da posição. Janikowski jogou 17 temporadas e tem o recorde de partidas do Raiders com 268. Lechler é considerado o segundo melhor punter da história, atras de Guy, e ficou 13 anos na franquia, até deixar o time para receber um contrato maior com o Texans em 2013. Depois de Ray Guy, Lechler é o punter que mais tem chance de entrar no Hall da Fama, a partir de 2023 ele se tornará elegível.


Essas são as 12 duplas de Kickers e Punters que jogaram juntas por mais tempo na mesma franquia. Se você gostou do conteúdo, conte para a gente nos comentários. Qualquer elogio, crítica e ideia é bem-vinda.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png