• Pedro Zaniol

Aproveite Aaron Donald enquanto ainda há tempo

Acompanhando a NFL regularmente desde 2009, tive o privilégio de acompanhar lendas do esporte jogando na defesa, nomes como Ed Reed, Ray Lewis, Troy Polamalu, Charles Woodson, Richard Sherman, Darrelle Revis, Luke Kuechly, Von Miller, Julius Peppers, J. J. Watt e muitos outros.


Mas desde 2019, sempre que me fazem a pergunta: “qual foi o melhor jogador de defesa que você viu jogar?”. A resposta é praticamente automática: Aaron Donald.


Donald chegou na NFL em 2014, e desde então, sempre dominou e foi o melhor em sua posição. Seu currículo é absurdo, venceu o prêmio de calouro defensivo do ano, venceu o prêmio de melhor defensor do ano 3 vezes, um recorde ao lado de J. J. Watt e Lawrence Taylor, foi para o Pro Bowl em todos os anos de sua carreira e foi para a seleção All-Pro em 7 de 8 anos jogados (só não foi em seu ano de calouro), e venceu o Super Bowl LVI.


pittsburghpanthers.com

O que mais impressiona, é que ele já é um dos defensive tackles mais dominantes da história da NFL, ele mudou completamente a posição. Em toda a história da NFL, os jogadores que mais derrubam o quarterback são os edge rushers, que são os outside linebackers em defesas 3-4 e defensive ends em defesas 4-3. Como eles jogam nas pontas da linha defensiva, eles normalmente têm embates no 1 contra 1 com os offensive tackles adversários. Os defensive tackles, por jogarem por dentro da linha, enfrentam os guards e centers, e por isso, são normalmente bloqueados por 2 jogadores, dificultando a chance de pressionar o quarterback.


É isso que torna Donald tão especial, se você pegar os números de sacks e pressões desde que ele chegou na liga, ele está ao lado de nomes como Justin Houston, Khalil Mack, Von Miller, Cameron Jordan e Chandler Jones, todos esses jogadores são edge rushers, que enfrentam 1 offensive tackle apenas, e quando o tackle recebe ajuda, normalmente é de tight ends e running backs. Mesmo sendo dobrado em praticamente todas as jogadas, e algumas vezes tendo 3 jogadores bloqueando, Aaron ainda assim consegue gerar o mesmo nível de pressão que esses outros atletas, na verdade, ele consegue até mais que eles. Desde 2014, quando entrou na NFL, ele lidera a liga em sacks, com 98, Jones tem 90, Jordan 85.5, Miller 80.5, Mack 76.5 e Houston 75.5, todos eles jogaram todas as temporadas de 2014 para cá.


Outra marca impressionante que Aaron Donald está prestes a chegar é a de 100 sacks na carreira, desde que a estatística começou a ser oficialmente computada em 1982, apenas 39 jogadores conseguiram esse feito, desses 39 jogadores, 38 são edge rushers, o único defensive tackle a conseguir 100 sacks foi John Randle, lenda do Minnesota Vikings.


therams.com

Randle conseguiu o feito durante a sua 10ª temporada, Donald está indo para a 9ª. Outra diferença, é que das 10 temporadas em que Randle jogou, em 3 delas ele jogou como edge rusher, e não defensive tackle.


Para chegar nesse nível de dominância, Aaron Donald treina muito, e abre mão de muitas coisas, o esforço físico necessário para jogar uma temporada da NFL nesse patamar é muito grande, é por isso que, ao ouvir suas entrevistas, fica uma sensação de que com 31 anos, mesmo podendo jogar mais muitos anos em altíssimo nível, Donald já começou a pensar em sua aposentadoria.


Os rumores começaram após o título do Rams, repórteres falando que o jogador estava pensando em se aposentar. Durante uma entrevista para o Podcast I Am Athlete, apresentado pelos ex-jogadores da NFL Brandon Marshall, Adam “Pacman” Jones e LeSean McCoy ele falou o seguinte:


“Não é sobre dinheiro, no final do dia, isso (NFL) é um negócio. Para mim, o que importa é vencer. Eu não quero jogar futebol americano se eu não tenho chance de vencer. Eu sinto que, se eu tenho uma chance de vencer o Super Bowl, aí faz sentido jogar. Mas como eu disse, é um negócio, e esse lado é preciso ser cuidado também, se não tiver como chegar a um acordo, eu estou tranquilo, sei que vou ficar bem”.

Na entrevista ele se mostra em uma situação parecida com a do quarterback Tom Brady, que leva sua carreira de ano em ano, sempre visando o título. Apesar de ter contrato assinado com o Rams até 2024, nenhum desse dinheiro é garantido, Donald está negociando com a franquia uma reestruturação do seu contrato, para ganhar um valor maior garantido, e algo mais a curto prazo.


A tendência, pelo fato de o Rams ser o atual campeão e Donald ainda ser o melhor defensor da liga, que essa renovação de contrato aconteça e ele volte para a temporada 2022, mas cada vez fica mais claro que a reta final de sua carreira está chegando.


Pode parecer muito cedo querer se aposentar jogando 8 temporadas na NFL, mas isso é algo comum, principalmente com jogadores de posições que não as de kicker, punter e quarterback. Essas posições, por não sofrerem tantas pancadas, conseguem ter uma longevidade maior, nas outras posições, o desgaste físico é muito grande.


Exemplos de grandes jogadores que se aposentaram cedo, ainda jogando em alto nível, são: Barry Sanders, running back do Detroit Lions que se aposentou após 10 anos, Calvin Johnson, wide receiver também do Lions que se aposentou depois de 9 anos, e os linebackers Luke Kuechly e Patrick Willis, do Carolina Panthers e San Francisco 49ers, que se aposentaram depois de jogar 8 temporadas na liga.


si.com

Portanto, se Aaron Donald decidir jogar a temporada 2022, aproveite, você está assistindo a história acontecer diante dos seus olhos, vai demorar alguns anos (isso se acontecer) para que um jogador tão dominante apareça na liga. Eu sei que normalmente quando vemos uma partida da NFL, os nossos olhos seguem a bola, e acabam ignorando os jogadores nas trincheiras, mas nas próximas vezes em que você assistir uma partida de Aaron Donald, fique com os olhos grudados no número 99 e se divirta vendo um dos melhores jogadores da história da NFL desfilar toda a sua imponência.


E para você, fã da NFL, Aaron Donald já pode ser considerado o melhor defensor da história da liga? Fale a sua opinião para a gente nos comentários.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png