• Nathan Bizotto

Após trocar Matt Ryan, Atlanta assina contrato com Marcus Mariota

Na tarde desta segunda-feira, o mundo da NFL foi pego de surpresa com a notícia da troca de Matt Ryan para Indianápolis. Instantes depois, Mike Garafolo, da NFL Network, informou que Mariota será o novo quarterback dos Falcons. O contrato é de dois anos, de acordo com Ian Rapoport. Com essa movimentação, Atlanta indica um ano de reformulação e sai da lista de contenders aos playoffs na NFC.



Depois de 14 temporadas com Matt Ryan no comando, Atlanta terá um novo jogador liderando a equipe. Garafolo reportou o acordo entre Mariota e Falcons minutos depois da confirmação sobre a troca de Ryan. O Draft era a opção mais viável, contudo, o time da Geórgia preferiu optar por um quarterback veterano. O atleta está na famosa linha mediana da NFL. Dificilmente, a equipe da Geórgia brigará por algo em 2022. Todavia, há possibilidades da equipe draftar um Qb no Draft e usar Mariota apenas como estrada para lapidação do jovem.



Mariota reencontrará um velho conhecido em Atlanta. Assim como o quarterback, Arthur Smith, Head Coach dos Falcons, iniciou sua carreira em Tennessee. Inclusive, o técnico trabalhou com o jogador, em 2019 — ano que Mariota perdeu a titularidade para Ryan Tannehill. Segundo a imprensa americana, eles possuíam um bom relacionamento. Ademais, o treinador, provavelmente, confia na capacidade do atleta, se não, a troca não ocorreria.



Segunda escolha geral do Draft de 2015, Mariota soma 74 partidas, sendo 61 como titular. Ele passou para 13.437 jardas, 77 touchdowns e 45 interceptações na carreira. Além disso, tem 89,5 de média de rating.


Stephen R. Sylvanie-USA TODAY Sports

O jogador de 28 anos ficou na reserva de Derek Carr nos últimos dois anos. Posteriormente a uma lesão em 2019, Mariota não teve mais oportunidade como titular. Embora o jogador não seja o que o torcedor de Atlanta esperava, o atleta era uma das poucas opções plausíveis no mercado.


Possivelmente, Mariota chega para ser um backup ou uma ponte para um quarterback vindo do Draft. Já que o momento é de reestruturação na franquia, a decisão foi de trocar seu quarterback veterano e pensar no futuro. Atlanta ainda terá que arcar com boa parte do contrato de Matt Ryan — 40 milhões de dólares, maior dead cap da história da NFL. A sensação é de terra arrasada, porém, toda equipe na liga passa por isso, e os Falcons dão a entender que 2022 será sim um ano para remodelação no elenco.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png