• Gustavo Silva

Análise dos QBs da AFC North

Estamos chegando na semana 9 da NFL e com isso já estamos na metade da temporada, onde já podemos ter uma noção melhor do desempenho dos jogadores, quais as pretensões das franquias para a metade final da temporada e outras coisas. Por isso, trarei uma breve análise da temporada dos quarterbacks da AFC North. Confiram:



Joe Burrow – Cincinnati Bengals


Os Bengals lideravam a AFC até a derrota para os Jets na última semana, e muito desse sucesso da franquia na temporada passa pelo desempenho de seu quarterback, que foi a pick número 1 do Draft de 2020.



Joe Burrow veio para essa temporada após se recuperar de uma lesão que o tirou de metade da sua temporada de estreia na liga, mas o jogador parece já estar jogando na NFL há muito tempo. Na temporada, já são 2215 jardas (6° na liga), 20 touchdowns (3° na liga) e um rating de 108.8 (6° na liga) em 67.9% de seus passes completos (9° na liga), além de ter a maior média de jardas por passe completo da liga, com 13.3 jardas.


Mesmo com uma grandes números, Burrow ainda sofre um pouco em alguns quesitos. Sua linha ofensiva não é das melhores, já são 20 sacks sofridos na temporada, além disso, é o segundo quarterback que mais lançou interceptações na liga, com 9.

Burrow com certeza vai ser um dos grandes quarterbacks da liga no futuro e demonstra isso jogo após jogo, e para ajudar, terá sua parceria de longa data com Ja’marr Chase por bastante tempo em Cincinnati.


Lamar Jackson – Baltimore Ravens


Os Ravens hoje lideram a AFC North após a derrota dos Bengals para os Jets, e grande parte dessa ótima campanha da franquia tem a ver com o desempenho do MVP de 2019, Lamar Jackson.


gif

Na temporada atual, Lamar já conta com 1943 jardas aéreas (14° na liga), e é o quarterback com mais jardas terrestres, como já vem sendo de costume nas últimas temporadas, com 480 jardas, aliás ele é o 10° jogador na liga com mais jardas corridas. Além disso, Lamar tem 10 touchdowns passados e 2 corridos, 64.9% de passes completos e um rating de 97.7. Lamar também é o quarterback que mais teve game winning drives na liga, com 3, ao lado de Herbert, Big Ben e Tannehill.


Lamar também teve apenas 5 interceptações na temporada, sendo o 15° que mais lançou interceptações na liga, mas também sofre do mesmo que Joe Burrow: Lamar não é bem protegido, já são 21 sacks sofridos na temporada, o 6° quarterback mais sackado da liga.


Após a temporada de 2020 de Lamar não ter sido tão boa quanto o esperado após o MVP de 2019, o quarterback tem feito uma boa temporada esse ano até aqui. Já fez jogos quase que perfeitos como foi contra os Colts, em que passou para 442 jardas completando incríveis 86% de seus passes, tendo um rating de 140 e vencendo o jogo de virada.


Big Ben – Pittsburgh Steelers


Após um final de temporada decepcionante, muitos duvidavam se Big Ben seria o quarterback titular dos Steelers em 2021, mas foi o que aconteceu.


gif

Big Ben voltou para sua 18° temporada como quarterback dos Steelers e começou a temporada assim como terminou a última. Alguns passes imprecisos, falta de força para bolas em profundidade e a pouquíssima mobilidade do quarterback são um dos fatores que acompanham o fim de carreira do jogador. Essa temporada são apenas 1781 (23° na liga) jardas e 8 touchdowns (23° na liga) para Big Ben, além de 65.1% de passes completos (21° na liga) e um rating de 87.6 (23° na liga).

Apesar dos números ruins, Big Ben lançou apenas 4 interceptações na temporada (21°que mais lançou na liga) e possui 3 game winning drives (1° na liga), além de não sofrer tanto com pressão quanto os quarterbacks da divisão, foram apenas 14 sacks sofridos (21°que mais sofreu na liga).


Big Ben tem uma carreira incrível e com certeza será HOF, mas já no fim de carreira, o quarterback não consegue performar o que um dia já performar, o que é natural.


Baker Mayfield – Cleveland Browns


Mayfield chegou em Cleveland em 2018 para ser o líder que faltava na franquia e liderar a reformulação dos Browns. Em 2020 conseguiu classificar a equipe para a pós temporada após 18 anos e ainda venceu seu rival de divisão, os Steelers no Wild Card, sendo eliminado pelos Chiefs em seguida.


gif

O quarterback entrou em 2021 com uma grande expectativa em torno de seu jogo, é seu segundo ano com o Head Coach Kevin Stefanski, e a parceria que já tinha dado certo em 2020 tinha tudo para melhorar. Mas não é bem o que está acontecendo.


Na atual temporada, Baker vem sofrendo com uma lesão no ombro há algumas semanas, até chegou a ficar de fora da partida contra os Broncos e jogou contra os Steelers sem estar 100% recuperado.


Até o momento, são 1699 jardas (25° na liga), apenas 6 touchdowns (29° na liga) em 66.7% de seus passes completos (15° na liga) e um rating de 96.0 (15° na liga) e apenas 3 interceptações (30° que mais lançou interceptações na liga).


Os números do quarterback são ruins, mas os Browns vem sofrendo muito com lesões que afetaram não apenas o quarterback. Além disso, Mayfield conseguiu sofrer mais sacks do que Lamar Jackson e Joe Burrow, que já estavam no top 10 de quarterbacks mais sackados. Baker sofreu 22 sacks (5° que mais sofreu na liga).


Apesar da temporada abaixo da expectativa e de sua lesão, Mayfield já mostrou que pode ser o cara para comandar os Browns. É um grande líder e já mostrou ser um bom quarterback.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png