• Luiz Pedro Ramalho

Análise da Semana 9 – AFC Norte

Mais uma semana da temporada da NFL se passou e as coisas continuam interessantes pelo lado norte da conferência americana. Com exceção dos Bengals, todas as equipes da AFC Norte fizeram o dever de casa vencendo seus confrontos e agora a batalha por uma vaga nos playoffs fica cada vez mais competitiva, já que nenhum time da divisão está com campanha negativa no atual momento, o que faz o wild card ser uma esperança até mesmo para o último colocado.



Ravens seguem firme na liderança da divisão


Com uma virada de placar emocionante na prorrogação, o Baltimore Ravens venceu o Minnesota Vikings em casa e confirmou a permanência na primeira colocação da AFC Norte. Essa foi mais uma excelente partida de Lamar Jackson, que vem brilhando nesta temporada tanto correndo com a bola quanto no jogo aéreo e, assim, o QB se coloca entre um dos possíveis candidatos ao prêmio de MVP de 2021, ainda mais porque ele está demonstrando ser bastante resiliente quando está atrás no placar.


A campanha de 6 vitórias e apenas 2 derrotas faz os Ravens almejarem não só conquistar a divisão, mas também sonhar com o primeiro lugar da conferência para ter uma semana de folga nos playoffs, porém, para isso, precisam manter o bom desempenho e torcer para que os Titans, atual líder da AFC, tropecem em algum de seus jogos.



Scott Taetsch/Getty Images


Steelers sofrem no fim, mas vencem no Monday Night


O segundo lugar dessa divisão fica com o Pittsburgh Steelers, que enfrentou o Chicago Bears no último Monday Night Football, em que passou sufoco nos minutos finais da partida, mas conseguiu vencer para conquistar seu quinto triunfo na temporada. Com um ataque que não surpreende tanto, a defesa está levando o time à um outro patamar graças ao bom trabalho da secundária e, claro, de T.J. Watt pressionando os quarterbacks adversários.


Apesar da lesão de Juju Smith-Schuster e da queda de produção de Big Ben, os Steelers ainda possuem grande potencial de ir para os playoffs, pois a equipe vem embalada de uma boa sequência de vitórias e agora terá uma tarefa teoricamente mais fácil, já que enfrenta os Lions na próxima semana, único time que ainda não venceu nesta temporada.



Foto: Emilee Chinn/Getty Images


Browns voltam a vencer e tentam reviravolta para segunda metade da temporada


O início de temporada dos Browns não foi uma maravilha. O time que era favorito para vencer a divisão começou a perder muitos jogos e a frustração tomou conta do elenco. Porém, a equipe conseguiu driblar as polêmicas envolvendo o recebedor Odell Beckham Jr e venceu o duelo de divisão contra os Bengals com uma grande performance defensiva. Apesar de Baker Mayfield vir de uma lesão no ombro, o ataque também vem fazendo um bom trabalho, principalmente no jogo corrido, dado que Nick Chubb é o terceiro com mais jardas na liga em 2021.


Agora, a vitória contra os Bengals pode ser a virada de mesa de Cleveland na temporada, que tentará dar uma volta por cima para chegar aos playoffs novamente. Para isso, os Browns terão que continuar a vencer os confrontos de divisão e, assim, poderão sonhar com uma possível vaga via wild card ou até mesmo conquistar a divisão, o que seria espetacular para o torcedor, que não vê há muito tempo a equipe realizar esse feito.



Foto: Ian Johnson/Icon Sportswire via Getty Images


Bengals perdem pela segunda vez seguida


Após um começo de temporada fascinante com Joe Burrow e Ja’Marr Chasse jogando em alto nível, o Cincinnati Bengals perdeu suas duas últimas partidas para os Jets e Browns e agora amargam na última posição da AFC Norte, mesmo tendo uma campanha positiva. Como já dito antes, os Bengals ainda possuem totais condições de irem aos playoffs, já que o desempenho do time na primeira metade da temporada foi bastante acima do esperado e a qualquer momento pode recuperar o que foi feito antes para não ser considerado o “cavalo paraguaio” da divisão.



Foto: Kirk Irwin/Getty Images

Assim, Burrow e Chase terão que voltar ao alto nível que estavam jogando e o QB terá que cuidar mais da bola, sendo que lançou para duas interceptações no último jogo. A defesa também conseguiu se mostrar bastante sólida, porém a ausência de jogadores estrelas que façam a diferença em momentos-chaves das partidas pode ser um dificultador para a retomada da equipe.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png