• Daniel Almeida

Alabama continua se reforçando: o que esperar dessa defesa?

Mesmo com um elenco já estabelecido e um recrutamento excelente, Alabama segue buscando armas no período de transferências. Embora o programa tenha transferido nomes como Chadarius Townsend, Wide Receiver que foi para Texas Tech, a adição de Henry To’o To’o tem muito peso. O Linebacker vindo de Tennessee ainda é jovem e poderá ser moldado ao sistema de Nick Saban, mas também não é tão cru, já tendo jogado sua temporada de calouro em 2020.


Jake Nichols/RTI

Henry começou sua carreira impressionando no High School de De La Salle, conseguindo um contrato com os Volunteers em 2019. A partir daí, ele assumiu a função de protagonista defensivo em um time sem muito sucesso nas últimas temporadas. Ele teve um ótimo momento em 2020, mas de lá pra cá não evoluiu como desejado. Seu potencial é enorme, mas o estágio atual e a diferença imediata que ele causará em Alabama sem dúvida é uma incógnita. Em termos de estatísticas, ele teve 140 tackles totais, sendo 74 solo, 12,5 tackles para perda de jardas, 1 interceptação e 4 passes defendidos na sua carreira.


Agora, o que esperar dessa defesa como um todo para 2021? É o assunto que passaremos a abordar, uma vez que vocês agora têm uma visão mais detalhada do desempenho de Henry To’o To’o até aqui. Vamos embarcar em estatísticas, análises e nomes presentes nos três níveis da unidade defensiva de Bama e, ao mesmo tempo, ver como esses reforços podem reagir contra os principais rivais do programa.


Linha Defensiva e EDGES


Michael Ainsworth/Associated Press

Sabemos que Christian Barmore fará uma enorme falta nessa linha defensiva da Crimson Tide, mas Christopher Allen e Will Anderson Jr. são nomes de peso. Somados, eles tiveram 23,5 tackles para perda de jardas e 13 sacks. Na temporada passada, a pressão foi um dos principais motivos para as vitórias na semifinal contra Notre Dame e, principalmente, na final contra Ohio State. Os quarterbacks da SEC, excluindo JT Daniels, não são tão bons quanto os da ACC, por exemplo, e, com armas interessantes para pressionar o QB, talvez a blitz nem seja necessária na maioria das jogadas. Entre os reforços nas posições que compõem a linha defensiva, estão os recrutas Dallas Turner (um dos melhores Defensive Ends dessa classe de calouros), o Defensive Tackle Damon Payne e Keanu Koth, outro DE.


Linebackers


BUTCH DILL - USA TODAY SPORTS

A pior parte (ou então “menos boa”) dessa unidade defensiva. Talvez até isso tenha sido um dos fatores que contribuíram para a contratação de Henry. Sem muitos nomes importantes na posição, pode ser que tivéssemos algumas dúvidas quanto ao segundo nível da defesa da Crimson Tide. Mas com To’o To’o o ajudando e Christian Harris evoluindo cada vez mais, o cenário muda bastante. Embora, como eu já citei, a blitz provavelmente não será a jogada predominante escolhida por Nick Saban, é sempre bom ter Linebackers que podem pressionar.


Secundária


Alabama Athletics

Simplesmente a melhor parte do time de Alabama, contando tanto o ataque quanto a defesa. Pode ser uma declaração polêmica, mas é verdade. Me desculpem, apaixonados por ataques, mas nesse caso é impossível não elogiar essa secundária. Claro, Patrick Surtain II vai fazer falta, mas Malachi Moore, Daniel Wright e Jordan Battle, por exemplo, são sensacionais jogadores e já experientes o suficiente para serem protagonistas. E, além deles, ainda temos recrutas prontos para brilhar: Ga’Quincy McKinstry, Kaine Williams, Devonta Smith (não, não o vencedor do Heisman, este aqui é um Safety com o mesmo nome), só pra citar alguns. É muito talento, e eu espero ver muitas interceptações por parte de Bama em 2021.



Uma das poucas necessidades da Crimson Tide era justamente a posição de Linebacker. Eles possuem diversas armas na linha defensiva, incluindo o recém-chegado recruta Dallas Turner, e uma secundária das boas. Com mais uma contratação importante no período de pré-temporada, a Crimson Tide vai se estabelecendo cada vez mais como grande favorita ao título de 2021.

1 comentário
BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png