• Luis Eduardo

ACC, Pac-12 e Big Ten discutem uma possível aliança

Ainda sobre os efeitos da mudança de conferência realizada por Texas e Oklahoma da Big-12 para a SEC, serão integradas a partir de 2025, outras três conferências da Power Five consideram uma possível aliança no intuito de conter o crescimento da recém-expandida SEC.



Segundo o The Athletic, houve diversas conversas entre os comissários das grandes conferências sobre essa “junção”, porém negam qualquer indício de um possível acordo. Um dos focos desse potencial aliança seria proporcionar mais jogos entre os principais programas de suas respectivas conferências e com isso gerar uma grande receita para competir com a SEC, no quesito televisivo. Outro motivo da parceria poderá ser a influência política dentro do cenário esportivo e universitário que irão adquirir, votando em conjunto para projetos que lhes são de interesse, por exemplo. Há diversas formas de imaginar como essa aliança poderá funcionar, mas não há nada certo ainda.


fansided

A busca por aliados já era algo esperado, porém há muito para se discutir, visto que o desmanche da Big-12 e a transformação da SEC em uma superconferência acontecerá daqui há alguns anos. Tendo isso em vista, muitos analistas comentam que o fato da Big-12 ter sido “excluída” dos debates acerca da aliança, já é uma demonstração de como ela está sendo vista pelas outras conferências, e de fato, seu comissário, Bob Bowlsby, precisará buscar alternativas para suprir a saída de Oklahoma e Texas. No início de agosto, insiders reportaram que até houve algumas conversas com a Pac-12 para uma possível fusão. No entanto, são apenas especulações.


Um tópico inerente e que entrou em debate devido a esses acontecimentos recentes foi o College Football Playoff. Vale lembrar que o comissário da SEC, junto a outros colaboradores, foi um dos primeiros a colocar em pauta sua expansão de 4 para 12 equipes, atualmente em debate. Agora com os Longhorns e Sooners na Conferência Sudeste, causaria uma falta de competitividade ou até um desequilíbrio entre as conferências, dificultando o acesso de outras equipes à pós-temporada.


O futebol americano universitário vem tomando novos rumos ultimamente, a sua proporção só cresce, sendo isso algo positivo ou não. Na medida em que tudo acontece, estaremos sempre acompanhando e reportando o que é mais importante para nosso público leitor e amante desse esporte.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png