• Rodrigo Menezes

A Última chance para Greg Roman Com os Ravens

A temporada 2021 vai ser decisiva para a continuidade do trabalho de Greg Roman como Coordenador Ofensivo do Baltimore Ravens. Muito contestado pelo rendimento do ataque na última temporada, Roman viu o time se mexer durante a offseason e trazer três novos recebedores para fortalecer o jogo aéreo da equipe. Agora ele terá a chance de calar os críticos e fazer o nível de jogo de Lamar Jackson crescer ainda mais.


As principais críticas ao trabalho de Greg Roman são sobre a sua escolha de jogadas. A força desse ataque está no jogo corrido, principalmente na capacidade de jogadas de option com Lamar Jackson, o melhor QB da atualidade quando o assunto é capacidade de correr com a bola e enfrentar defesas. Ainda assim, não foram poucas as vezes em que Roman tentou “forçar” um jogo aéreo que acabava não surtindo efeito e tirava o ataque do Ravens de campo sem pontos.


Dobbins-Edwards - Gregory Shamus/Getty Images

Os números da equipe em 2020 mostram como essa estratégia não tinha como dar certo: Baltimore foi o time que mais jardas correu com a bola (3.071) e o que menos jardas aéreas conquistou (2.919). Bastava aos adversários pararem o jogo corrido do Ravens para que o time tivesse dificuldades em pontuar e se impor na partida. Essa foi a receita que resultou nas derrotas contra Titans e Bills, nos playoffs de 2019 e 2020, respectivamente, e fez com que parte da torcida do Ravens pedisse a demissão do seu coordenador ofensivo.


Ainda que Greg Roman tenha alguma culpa pelo rendimento abaixo do esperado do ataque, há também a necessidade de apontar que o grupo de wide receivers do Ravens não era muito bom. O jogador com mais jardas recebidas, Marquise Brown, está longe de ser um excelente recebedor, e a arma mais letal no jogo aéreo, e talvez o único que se salvou nesse ataque, era o TE Mark Andrews. Nem mesmo a chegada do veterano Dez Bryant mudou esse cenário.


Ciente dessa carência do time, a diretoria de Baltimore focou a posição de WR como principal alvo no free agency e no draft da equipe, e com isso trouxe três novos jogadores para tentar mudar esse ataque: Sammy Watkins, Rashod Bateman e Tylan Wallace. Veterano na NFL com apenas 27 anos, Watkins alia velocidade na execução das rotas com inteligência para se desmarcar e virar opção quando o QB estiver pressionado. Bateman, por sua vez, é um excelente corredor de rotas e tem uma inteligência de jogo que permite que ele consiga excelentes jardas após a recepção. E o outro novato, Wallace, pode até não ser o mais veloz da classe, mas tem força para ajudar o time nos momentos em que os principais recebedores estiverem marcados. Com essas novas armas no ataque, Lamar Jackson vai poder trabalhar melhor todas as opções de jogo e terá a oportunidade de mostrar para toda a NFL que ele também é muito bom lançando a bola.


gif

Mas nem todas as movimentações da offseason foram boas para o Ravens, já que Baltimore perdeu um grande jogador de sua linha ofensiva: Orlando Brown Jr. Um dos melhores jogadores da posição na NFL, o tackle pediu para ser trocado e acabou indo parar em Kansas. Para tentar repor essa perda, o time assinou com Alejandro Villanueva, que estava no rival Steelers. Ainda que os números de ambos os jogadores sejam próximos, Brown Jr foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do jogo corrido do Ravens. A pressão em cima de Villanueva será grande para que ele mantenha o nível nesse patamar.


Apesar dessa perda, a base desse ataque permanece a mesma, agora com armas mais confiáveis para trabalhar o jogo aéreo. Com esse cenário, certamente veremos Baltimore continuar apostando no seu forte jogo corrido, muito apoiado em Lamar Jackson, J. K. Dobbins e Gus Edwards. Mas diferente das últimas temporadas, não bastará aos adversários para esse trio, já que agora Jackson terá bons nomes para quem lançar a bola quando necessário. O ataque do Ravens ganha agora mais versatilidade e torna o time um dos grandes opositores ao domínio do Chiefs nas últimas temporadas. É tudo ou nada para Greg Roman e seu ataque.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png