• Luiz Pedro Ramalho

A temporada do Cleveland Browns: lesões atrapalharam e campanha foi decepcionante

Com o fim da temporada regular, as coisas começam a ficar um pouco mais claras na mente do torcedor e só assim é possível dar um panorama geral no que aconteceu, o que deu errado ou o que deu certo para aquelas equipes que já estão de fora dos playoffs. Esse é o caso do Cleveland Browns, que era um dos favoritos para vencer a divisão antes da temporada começar, mas teve uma campanha decepcionante e cheia de problemas, que acabou com um final amargo sem ao menos se classificar para o wild card.



Após um primeiro jogo difícil contra os Chiefs fora de casa, Cleveland fez uma boa sequência em seu início, ganhando 3 jogos consecutivos, porém, a partir da derrota contra os Chargers, em uma das melhores partidas da temporada, o time desandou e o desempenho do elenco ficou instável, sendo que tomou uma lavada de 45 a 7 para os Patriots e passou sufoco contra os Lions logo em seguida. Isso foi muito por conta da queda de produção de Baker Mayfield, visto que ele passou grande parte da temporada jogando “baleado”, com lesões no ombro esquerdo e no tornozelo. Além disso, o quarterback também sofreu com muitos turnovers, dado que foram 13 interceptações em 14 jogos.


Baker lançou para 3.010 jardas em 2021, a menor marca de sua carreira na NFL. (Foto: Justin Berl/Getty Images)

Também não podemos nos esquecer da saída conturbada de Odell Beckham Jr., que pode ter influenciado no vestiário com a repercussão das polêmicas envolvendo críticas do pai do jogador à Baker Mayfield. Falando no corpo de recebedores, outro wide receiver que também sofreu com as lesões e acabou tendo uma temporada bem abaixo do esperado foi Jarvis Landry. Todos esperavam que ele continuasse a ser um dos melhores recebedores da NFL e um WR de elite, mas a verdade foi que o camisa 80 teve problemas em permanecer em campo e acabou anotando apenas 2 touchdowns na temporada.


Apesar de todas essas adversidades, os reforços da defesa apareceram muito bem durante as partidas e Jeremiah Owusu-Koramoah, Denzel Ward (selecionado para o Pro Bowl) e Greg Newsome são a grande esperança para o futuro do lado defensivo da bola, a qual foi a quinta que menos permitiu jardas para os adversários em 2021. No entanto, a grande força dessa defesa está no pass rush. Novamente, Myles Garrett foi espetacular e é um dos candidatos a ganhar o prêmio de jogador defensivo do ano (T.J. Watt ainda é o favorito) com 16 sacks e uma das maiores porcentagem de pressão ao QB na liga, liderando quase todas as estatísticas defensivas da equipe.


Myles Garrett foi o terceiro jogador da liga com mais sacks (16.0) em 2021, apenas atrás de T.J. Watt e Robert Quinn. (Foto: Nick Cammett/Diamond Images)

Por fim, com uma campanha negativa de 8 vitórias e 9 derrotas, podemos dizer que a temporada do Cleveland Browns não foi como os torcedores imaginavam. Mesmo assim, sabemos que as lesões atrapalharam a equipe e, com uma base jovem de jogadores, o futuro do time de Kevin Stefanski ainda pode render, ainda mais quando se tem excelentes peças em seu elenco, como é o caso de Myles Garrett, Nick Chubb e Denzel Ward. O que resta saber é se o QB Baker Mayfield é realmente o nome certo para o futuro da franquia, já que após 4 temporadas com os Browns, ele ainda não mostrou o porquê mereceu ser selecionado na primeira escolha geral do Draft.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png