• Andrey J de Aguiar

A “nova” arma dos Chargers tem nome: Jalen Guyton

Calma! Eu vou explicar. Quem acompanha NFL, sabe que Jalen Guyton já faz parte do elenco do Chargers desde a temporada de 2019. Mas só começou a aparecer de verdade na última temporada, e graças a excelente conexão dele com o Rookie of The Year – calouro do ano, em português –, Justin Herbert.


Mas aí fica o questionamento: por que você considera Jelen Guyton uma peça mais importante que Keenan Allen e Mike Williams? E eu respondo. Não considero mais importante, mas considerado que, no plantel saudável, ele se encaixa no time de uma forma “diferente”.


Herbert e Guyton


Como já citei, a conexão entre Herbert e Guyton na temporada passada foi ótima, principalmente pelos números conquistados, que das 28 recepções feitas por ele, 13 conquistaram mais do que 20 jardas.


https://www.latimes.com/sports/chargers/story/2020-10-27/jalen-guyton-tyron-johnson-speedy-contributions-chargers-offense

Aí que está o grande detalhe! Nos últimos anos da NFL, ficou claro que recebedores rápidos, quando alinhados como Slot, dificultam, e muito, a vida dos Linebackers. Com os dois principais recebedores do Chargers alinhando como wideouts – nas laterais – Guyton se transforma numa peça perigosa posicionando-se como slot receiver.


Mas isso é apenas uma possibilidade...


Sim e não. Ele pode alinhar como Wideout? Sim. Mas ele também pode atuar como Slot. Um exemplo foi no jogo contra os Buccaneers, que grande parte das suas participações foi por dentro, dificultando bastante a vida de Winfield Jr, Safety dos Bucs. Ou seja, Guyton é rápido demais para ser coberto pelos Linebackers, fazendo com que os safeties tenham que tentar resolver.


Essa possibilidade, aliada com o fortalecimento da linha ofensiva do Chargers – com a chegada de Rashawn Slater no draft, Corey Lindsey, Matt Feiler e Oday Aboushi na Free Agency – , que teve bastante dificuldade de correr pelo meio na temporada passada, abre um leque de possibilidades para que o ataque todo tenha um desempenho melhor na temporada 2021/22.


https://cdn.theathletic.com/app/uploads/2021/04/30030117/GettyImages-1315297010-1024x683.jpg

Eu entendo que são apenas possibilidades, mas analisando as situações de sucesso na temporada passada, aliada com a chegada de um novo Head Coach – Brandon Staley, ex-Rams – que pode focar no fortalecimento de posições problemáticas, as chances de vermos Jelen Guyton figurar como uma peça importantíssima no plantel dos Chargers é grande. E aí, você concorda comigo ou não? Vamos conversar!

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png