
Pedro Zaniol
8 jogadores que podem surpreender no Fantasy em 2022
A cada ano que passa, o fantasy football cresce aqui no Brasil e os torcedores da NFL estão pegando gosto pela coisa. Estão gostando tanto que as ligas estão cada vez mais competitivas e a disputa saudável entre os amigos fica cada vez maior.
Com mais pessoas jogando, o conhecimento aumenta, o nível aumenta e fica mais difícil conseguir vencer a sua liga. Normalmente, para vencer a sua liga de fantasy, a parte mais importante do draft é depois das primeiras rodadas, lá você só consegue perder a liga, não a vencer.
Basta uma escolha errada, uma inventada de moda nos dois primeiros rounds do draft e seu ano pode ter ido para o espaço, nas duas primeiras rodadas é preciso fazer o feijão com arroz. A partir da terceira rodada é onde você começa a ganhar a sua liga.
O principal objetivo das rodadas de meio de draft, é achar valor em suas escolhas, jogadores que você acredita que podem pontuar mais do que é esperado deles. São nesses jogadores que vamos focar nesse texto, os chamados Sleepers, jogadores que a maioria dos torcedores não estão esperando muita coisa, mas que podem surpreender na temporada.
Fiz uma lista com 8 Sleepers, de várias posições, e vou compartilhar ela com vocês agora:
Travis Etienne, Running Back, Jacksonville Jaguars

Na NFL, é muito difícil ter qualquer tipo de certeza, é uma liga com muitas lesões e com o talento muito bem dividido, ela é extremamente equilibrada. Mas uma coisa que se pode ter quase que 100% de certeza, é que o ataque do Jacksonville Jaguars vai melhorar em 2022. Depois de ser o pior em pontos e o 27º em jardas em 2021, a franquia decidiu fazer várias mudanças, a principal delas na comissão técnica, saiu Urban Meyer e chegou Doug Pederson.
Com Trevor Lawrence mais experiente em seu segundo ano, um novo treinador e contratações, o time tem tudo para evoluir bastante no ataque. Quem vai se beneficiar disso é o segundanista Travis Etienne. Ele perdeu toda a temporada 2021 com uma lesão e vai estrear na liga em 2022, será o running back número 1 da equipe e deve receber muitos passes de Lawrence, já que os dois tem uma conexão dos tempos de Clemson.
Chase Edmonds, Running Back, Miami Dolphins

Outro jogador de um time que trocou de treinador. Mike McDaniel chega em Miami para ser o novo treinador e melhorar o ataque, visando a evolução do quarterback Tua Tagovailoa. McDaniel era assistente e discípulo de Kyle Shanaham em San Francisco, e vai usar um esquema de ataque parecido no Dolphins.
Nesse esquema de ataque, a vida do quarterback é facilitada com o time fazendo muito play-action e muitas corridas. Edmonds foi contratado para ser o running back 1 do time e deve ver muitas carregadas. Seu valor está muito bom, com o jogador saindo na 9ª rodada dos mock drafts com 10 times. Vale muito a pena pegar um running back 1 aonde a maioria dos jogadores já estão escolhendo os reservas do seu time.
Rashod Bateman, Wide Receiver, Baltimore Ravens

O corpo de wide receivers do Baltimore Ravens é um dos piores da NFL e Mark Andrews, tight end, deve ser o maior alvo de Lamar Jackson. Mas na posição de wide receiver, o alvo número 1 de Lamar será Bateman.
Apesar de ser um time que corre muito com a bola, desde 2019, a cada ano que passa o Ravens passa mais e Lamar evoluiu a cada ano.
Para você ter uma ideia, Marquise Brown foi o 10º jogador que mais viu passes em sua direção em toda a NFL em 2021. Mesmo tendo problemas com drops, ele recebeu 91 passes para 1008 jardas e 6 touchdowns.
Eu e o Ravens acreditamos que Bateman é um recebedor melhor do que Brown (tanto que o trocaram), se o jogador ver números parecidos de alvos em 2022, vai ter uma grande temporada.
Gabriel Davis, Wide Receiver, Buffalo Bills

Depois de dois anos sendo a terceira opção do ataque do Bills, Davis quer ser mais do que isso. Deu uma amostra nos playoffs passado, ao ter um jogo de 201 jardas e 4 touchdowns na derrota para o Chiefs.
Ele não deve ter números tão absurdos assim em 2022, mas com certeza o seu número de alvos vai aumentar depois daquela exibição. Como Josh Allen é um dos melhores quarterbacks da liga, Diggs um dos melhores wide receivers e o ataque do Buffalo é um dos melhores e que mais passa na NFL, Davis deve ter um ano muito bom.
Juju Smith-Schuster, Wide Receiver, Kansas City Chiefs

Patrick Mahomes é uma máquina e um dos melhores quarterbacks da NFL. Andy Reid, seu treinador, sabe disso e usa e abusa da habilidade do jogador, Kansas City sempre é um dos times que mais passa a bola na liga.
Em 2022, a franquia decidiu fazer uma renovação em seu ataque, deixou os wide receivers Tyreek Hill, Byron Pringle e Demarcus Robinson saírem. O tight end Travis Kelce já recebia muitos alvos e não tem muito como crescer esse número, então uma grande quantidade de passes terá que ser dividida entre Juju, a outra contratação Marques Valdes-Scantling e o novato Skyy Moore.
Desses 3 nomes, o único jogador que já se provou ser um grande recebedor na NFL é Juju. Se ele conseguir colocar a cabeça no lugar e sair das polêmicas, tem tudo para voltar a ter uma grande temporada como a que teve em 2018, com 111 recepções para 1426 jardas e 7 touchdowns.
Irv Smith Jr, Tight End, Minnesota Vikings

Tight end foi a posição mais difícil de achar um Sleeper. Irv Smith ainda não se provou ser um grande tight end na NFL. Evoluiu de sua primeira temporada em 2019 para a segunda em 2020, e quando todos esperavam o seu melhor ano em 2021, ele rompeu o ligamento do joelho e perdeu toda a temporada.
Volta agora em 2022 com o Vikings bem diferente, saiu o treinador Mike Zimmer, que gostava de ataques que corriam bastante com a bola, e chega Kevin O’Connell. Kevin foi assistente de Sean McVay no Los Angeles Rams e deve usar um ataque parecido com o Vikings.
Nesse ataque, o time passa mais a bola, corre mais em primeiras descidas, e essas corridas são sempre visando o play-action e grandes ganhos no futuro, portanto, Kirk Cousins deve lançar mais a bola em 2022, e deve ter mais oportunidades de jogadas longas.
Como Justin Jefferson e Adam Thielen já viam muitos lançamentos em suas direções, suas produções não devem crescer muito, quem pode se beneficiar desses lançamentos a mais são jogadores como Irv Smith Jr e Dalvin Cook.
Algo que pode fazer a pontuação de Smith subir bastante são as big plays e os passes para touchdown, de 2019 para 2020, ele ganhou 3.6 jardas a mais por recepção e fez 0.26 touchdowns a mais por jogo. Com um ataque diferente e mais passes, Irv pode ver um salto ainda maior em 2022.
Trey Lance, Quarterback, San Francisco 49ers
Ao draftar Trey Lance com a terceira escolha geral de 2021, Kyle Shanaham queria enfim um jogador que pudesse tirar o máximo de seu ataque. Como tinha jogado muito pouco no college e ainda estava cru, foi reserva de Jimmy Garoppolo, jogando apenas 2 jogos em que o titular estava machucado. Agora, as chaves do ataque foram dadas para Lance e ele será titular do time em 2022.
O esquema tático de Kyle Shanaham é um dos melhores da NFL e ajuda demais seu quarterback, o elenco do 49ers é muito bom e o time acabou de chegar na final de conferência. Todos esses fatores fazem a missão de Lance muito mais fácil ao virar titular na NFL.
Como ele também corre muito bem com a bola, e fez 24 corridas em seus 2 jogos como titular em 2021, ele tem um potencial altíssimo de pontuação (no fantasy, as jardas corridas e recebidas valem mais do que as passadas, para equilibrar as pontuações).
Lance está sendo o 13º quarterback escolhido nos mock drafts, é o quarterback reserva na maioria dos times que o selecionam, mas com sua habilidade de lançar e correr com a bola, ele tem potencial para pontuar no nível de jogadores como Lamar Jackson, Kyler Murray e Jalen Hurts, que são os quarterbacks 4, 5 e 6 respectivamente.
Jameis Winston, Quarterback, New Orleans Saints

Em 2021, nos 6 jogos completos em que jogou, Jameis foi o 13º melhor quarterback em pontos por jogo no fantasy, isso em seu primeiro ano como titular e com Marquez Callaway, Deonte Harris e Tre’Quan Smith como recebedores.
Agora em seu segundo ano como titular, Winston deve passar mais a bola, e vai passar para Michael Thomas, Jarvis Landry e o novato escolhido na primeira rodada Chris Olave, usa situação completamente diferente e melhorada.
Se ele foi o 13º melhor quarterback em pontuação com aqueles recebedores, com essa nova versão melhorada, ele tem potencial para entrar no top 10. É um dos jogadores com maior valor nos mock drafts, sendo o 21º quarterback escolhido.
Ou seja, em seu draft, você pode achar um quarterback que pontue a nível de titular nas rodadas finais, e ele pode ser o seu quarterback reserva, vale muito a pena!
Essa foi a lista com 8 possíveis Sleepers dessa temporada da NFL, se você gostou do conteúdo, deixe uma mensagem para a gente nos comentários. E fale para a gente, quem você acha que pode ser uma surpresa para a temporada 2022 do fantasy da NFL.