• Pedro Zaniol

10 que podem decidir os Playoffs do College Football

A temporada do College está chegando na sua reta final decisiva. Faltam 4 semanas para o fim da temporada regular. Depois disso acontece a semana das finais de conferência e quando você percebeu, já é a temporada de Bowls.



Assim, a importância de cada jogo vai se tornando cada vez maior. E o sonho de ir para os playoffs do college vai ficando cada vez mais próximo.


Pensando nessa disputa, selecionei 10 jogos que serão decisivos para os times que ainda buscam o título nacional.


Virginia x Notre Dame – Semana 11 (13/11)


Notre Dame Fighting Irish ainda sonha com uma vaga nos playoffs. O time já tem uma derrota, mas para o atual 2º do ranking Cincinnati Bearcats. Para que esse sonho continue, Notre Dame não pode ter mais nenhuma derrota. O jogo em que isso fica mais ameaçado é contra Virginia na semana 11.


Tennessee x Georgia – Semana 11 (13/11)


Jake Nichols/RTI

Georgia é a primeira do ranking, tem a melhor defesa do College e está voando nessa temporada. É uma das grandes favoritas não só a chegar nos playoffs, mas a vencer o título. Mas para que isso aconteça, tem que vencer os jogos que ainda restam. Desses jogos, o que mais preocupa é contra o rival de SEC Tennessee Volunteers. O estádio do adversário, o Neyland Stadium, é um ambiente hostil. Se passarem por esse teste, os Bulldogs têm tudo para acabar a temporada regular invictos e na primeira posição do ranking.


Baylor x Oklahoma – Semana 11 (13/11)


fifthquarter.net

Oklahoma é a grande favorita a vencer a Big 12. Mas para que isso aconteça, eles têm dois jogos bem importantes ainda no seu calendário. O primeiro deles é contra Baylor (o segundo falarei mais adiante). Baylor é o atual 14º do ranking, perdeu apenas um jogo e ainda quer o título da conferência. Uma vaga nos playoffs ainda é possível. Mas extremamente improvável. Como a única derrota de Baylor veio contra Oklahoma State, a 11ª do ranking. Sua única chance de disputar a final da Big 12, é vencendo Oklahoma. Portanto vai ser um jogo em que os jogadores e a torcida no estádio vão considerar como uma final antecipada.


Clemson x Wake Forest – Semana 12 (20/11)



Streeter Lecka/Getty Images

Diferente da Big 10, a ACC nessa temporada não está muito bem e as chances de ter um time dessa conferência nos playoffs são remotas. Hoje, o único time que parece poder sonhar com o título nacional é Wake Forest, 10º do ranking e ainda invicto. Esse final de temporada regular é que vai mostrar quem eles realmente são, porque enfrentam adversários mais fortes. Clemson, um dos favoritos antes da temporada começar, já deu adeus a suas chances com 3 derrotas. Mas ainda é um grande time, e se Wake Forest vencê-los fora de casa, mostra força para os seletores dos times que vão para os playoffs.


Cincinnati x SMU – Semana 12 (20/11)


Youtube.com/AmericanAthleticConf

Cincinnati continua correndo atrás de fazer história. Nunca um time de uma conferência que não as 5 grandes foi para os playoffs. De acordo com o ranking de hoje, eles teriam uma vaga garantida, pois são os 2ª colocados. Para que eles consigam essa vaga, a única chance é vencendo todos os seus jogos, e vencendo convincentemente. Mesmo que tudo isso aconteça, ainda existe a chance de eles ficarem de fora. Do restante do calendário. SMU é o adversário mais difícil. Uma boa vitória aqui pode ser o que convença os seletores a botar eles na pós-temporada.


Ohio State x Michigan State – Semana 12 (20/11)



keeonsports.com

Com a vitória de Michigan State contra Michigan, os Spartans pularam da 8ª para a 5ª colocação do ranking, deixando seus grandes rivais na 9ª colocação. Além disso, ultrapassaram os favoritos da conferência, Ohio State. Se vencer os rivais, garantem o título da divisão leste da Big 10, e ficam bem próximos de uma vaga nos playoffs. Se Ohio State vencer, fica na liderança da divisão e a vaga nos playoffs pode ser sua. Como a Big 10 nessa temporada está fortíssima e muito equilibrada, ainda podemos ter uma classificação super embolada no final, no caso de Ohio State vencer esse jogo, e depois perder para Michigan. Tudo pode acontecer nesse final de temporada regular!


Oregon x Oregon State – Semana 13 (27/11)


Jonathan Ferrey/Getty Images

A semana 13 do college football é uma das mais brilhantes invenções da humanidade. A última semana da temporada regular. É aqui que acontecem muitas das grandes rivalidades, e é quando um ano inteiro de trabalho pode ir por água abaixo, ou todo esse trabalho pode ser recompensado. Assim como a ACC, a Pac-12 é uma conferência mais fraca nessa temporada. Oregon, a 7ª do ranking, é a principal candidata a representar a conferência nos playoffs. E a história aqui mais uma vez se repete. Depois que perdeu para Stanford na prorrogação, a margem de erro acabou. E os Ducks precisam varrer o calendário para brigar por uma vaga. Oregon State, rival do mesmo Estado, é um dos times que pode arruinar essa busca.


Oklahoma State x Oklahoma – Semana 13 (27/11)


Rob Ferguson-USA TODAY Sports

Não só da Big 12 Oklahoma é favorita, como também uma das favoritas ao título nacional antes da temporada começar. Os Sooners estão bem-posicionados no ranking, em 4º. Venceram todos os jogos até aqui. O problema é que em muitos deles não convenceram. Spencer Rattler, o quarterback que gerava muita expectativa, não estava jogando bem. Com isso, seu reserva, Caleb Williams, virou o titular, e o time já fez jogos melhores contra TCU, Kansas e Texas Tech. Agora, de volta e com tudo na disputa pelo título, Oklahoma tem esse difícil rival de Estado na última semana. Uma derrota aqui, mesmo que seja a única, pode ser o fiel da balança para o time ir para os playoffs ou não.


Auburn x Alabama – Semana 13 (27/11)


Um dos maiores clássicos não só do college football, mas de todo o esporte norte-americano. Um jogo que para multidões, com duas torcidas absurdamente apaixonadas. Auburn contra Alabama é bom em qualquer situação. Mas nessa temporada, tem tudo para ser ainda mais especial. Alabama já perdeu um jogo nesta temporada. Uma segunda derrota pode tirá-los da briga pelo título, apenas pela segunda vez em 8 anos dos playoffs. Existe ainda uma chance desse ser um dos maiores duelos entre Auburn e Alabama na história. Essa chance é remota, mas ela existe. Se Auburn vencer todos os seus jogos até esse confronto, chega com um recorde de 9-2. Alabama provavelmente estará com um recorde 10-1. Uma vitória de Auburn nesse cenário, tiraria Alabama da disputa, e mais importante, daria o título da divisão oeste da SEC e botaria Auburn nos playoffs. Algo para marcar a história!


Michigan x Ohio State – Semana 13 (27/11)


AP Photo/Paul Sancya

Tudo o que eu falei sobre Auburn contra Alabama, pode ser replicado aqui. Se você perguntar para qualquer torcedor do college quais são as maiores rivalidades do esporte, esses dois confrontos com certeza serão os primeiros a serem citados. Como já foi falado no texto, a Big 10 nessa temporada está muito disputada e hoje parece que dois cenários vão acontecer. Ou um time vai sair da conferência como campeão de maneira convincente, e será um dos grandes favoritos ao título. Ou por ser uma divisão tão forte, todos os seus principais times vão ter pelo menos duas derrotas, se matando entre si e acabando com a chance de qualquer um desses times ir para os playoffs. Em qualquer um desses casos. Esse duelo na semana 13 vai ter uma importância absurda, e o vencedor desse jogo tem uma probabilidade muito alta de ser o campeão da divisão leste.

BANNERLATERAL_TRAKTOR.png
BANNERLATERAL_FANATICA.png